Foto: Flávio Sardou
O prefeito Dr. Aluízio acompanhou o primeiro dia dos desfiles
Com um sambódromo tomado por foliões ávidos para iniciar o Carnaval, o prefeito Dr. Aluízio prestigiou o primeiro dia de desfiles oficiais da Cidade do Samba de Macaé neste sábado (9), participando de uma das mais tradicionais manifestações da cultura macaense: o desfile dos Bois Pintadinhos. Cerca de 50 bois se apresentaram acompanhados por seus fiéis seguidores, uniformizados com abadás personalizados e por seus grupos de bateria.
Para a vendedora Patrícia Souza, moradora do bairro Fronteira, este foi um Carnaval diferente para Macaé. “Vi festa em vários locais da cidade como nunca vi antes e quando cheguei aqui na Cidade do Samba fiquei encantada com toda a beleza e organização do sambódromo. Está tudo maravilhoso, num capricho só”, disse.
Os grupos que se apresentaram neste sábado foram dos bois Imperador do Santana, Furioso, Ben 10, Piranha, Chileno, No Talento, Tufão, Galã de Novela, Piranhão Jr., Godizila, Tabajara, Piranhão, Xaropinho, Imperador MV, Garanhão, Major, Rei do Gado, Remedinho, Belo, Creu, Furacão, Bob Marley, Suave Veneno, Foguinho, Gabriel, Katucadão, Du Red, Mudo, Taradão, Lacoste, Tipo Rei, Riquinho, Matozão, D’Kota, Vaca Mimosa, Arraza Nem, São Jorge Império, Sol da Meia Noite, Tenente, Falcão, Ladeira e Rei da Barra.
Extasiado com a apresentação dos grupos, o prefeito ressaltou a importância de manter a tradição do concurso dos Bois Pintadinhos na cidade. “É uma das mais fortes expressões da cultura macaense e merece ser sempre valorizada. Em cada boi há uma história dos bairros do município e de seus moradores. A força com a qual eles vêm representando seus grupos demonstra o quão forte é a nossa cultura e população. Macaé está de parabéns por esta festa e por manter a tradição dos nossos Bois Pintadinhos”, declarou Dr. Aluízio.
Os Bois Pintadinhos surgiram há mais de 100 anos no município, fazendo de Macaé a cidade recordista em número de blocos de bois em todo o país, com mais de 90 grupos divididos entre os bairros macaenses. O concurso de bois costuma abrir oficialmente o carnaval em Macaé e é organizado pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) com apoio da Prefeitura de Macaé. Durante as apresentações, os jurados analisam os quesitos Bateria, Animação, Evolução e Originalidade.