Foto: Joice Trindade
As crianças participaram de atividades recreativas nas escolas
Confetes, serpentinas e muita folia contagiaram alunos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental durante na última semana. A programação de carnaval, que foi antecipada nas escolas da rede municipal de ensino, foi encerrada na sexta-feira passada (17). Durante as festividades, as unidades municipais no aproveitaram para destacar temas que visam à saúde, qualidade de vida, além de orientações de segurança durante a festa. A intenção, de acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção foi aliar à folia ao processo ensino-aprendizagem.
A escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada culminou na sexta-feira (17), com o projeto "Carnaval na Escola", destacando-o como uma festa folclórica. Para isso, os educadores da unidade enfocaram diversos tipos de textos, como marchinhas, sambas enredo e a letra da música do Boi Pintadinho, cedida pelo avô de um aluno. Na oportunidade os estudantes dançaram e cantaram as marchinhas.
Outra festividade aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos. Temas como saúde e segurança foram ministrados no decorrer de toda a semana. De acordo com a diretora da unidade, Cláudia Márcia Tomaz, cerca de 400 alunos receberam informações sobre prevenção com relação ao mosquito da dengue e a importância dos cuidados com a segurança durante a festa de carnaval.
Na quinta-feira (16), os alunos da unidade Marli Vasconcelos Lemos participaram do bloco “Folia contra dengue”. O evento foi realizado em parceria com o projeto “Beleza Itinerante”. Na ocasião os alunos curtiram a folia com bonecos e os personagens de vaca e boi pintadinho: “As crianças foram orientadas quanto aos cuidados com o mosquito da dengue e dançaram com o personagem mosquito da dengue, que no final do bloco foi mandado embora pela garotada”, lembra Cláudia Márcia Tomaz.
Já na sexta-feira (17), a folia foi por conta do baile infantil “Cuidados- Prevenção aos perigos do carnaval”. Vestidos com fantasias, máscaras, colares e arcos de personagens animados, os alunos dançaram ao som de marchinhas e músicas baianas. Animado, o aluno Josué dos Santos Gomes não parava de cantar e pular: “Adoro carnaval e aprendi que não posso ficar longe dos meus pais e segurar na mão deles na festa”, conta.
Também entusiasmada, a aluna Karen Proença, de cinco anos, exibia com orgulho a réplica de um boi pintadinho que foi confeccionado na sala de aula. No material que a aluna levou para casa havia dicas de segurança sobre como se proteger do sol, beber bastante água e ficar sempre ao lado dos pais e responsáveis. Para professora da turma de Pré- II, Carla Aparecida Bastos, “o carnaval é uma época não apenas de alegria, mas de conscientização dos alunos”, afirma.
No decorrer da semana, o baile de carnaval também animou outras unidades municipais de Educação Infantil como Eléa Tatagiba de Azevedo, Professora Laura Sueli de Campos Bacelar, Professora Arlete Ribeiro José, Therezinha Moreira, Cecília Tourinho Furtado e Esméria Reid.