Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Macaé, iniciaram, na terça-feira (14), o “Pré-carnaval sem Dengue”. Foi realizado um trabalho de pulverização na área dos desfiles e nos barracões com objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Além da pulverização com equipamento aerosystem, foi feito um trabalho de conscientização e informação, “O oferecimento de informações sobre o combate a dengue pode ajudar a cidade no não aumento do número de casos. A população pode ser um agente voluntário de controle da dengue e precisamos da ajuda dela”, falou o supervisor geral do CCZ, Eric Souza.
O carpinteiro da Escola de Samba Foliões da Malvinas, Ronaldo Pereira da Silva, mais conhecido como Mussum, disse que após as chuvas o número de mosquitos aumentou principalmente durante à noite. “Este trabalho é importante, pois leva a orientação para as pessoas, e se todos seguirem as dicas será possível evitar a doença”, disse.
Segundo o supervisor de campo, Marcial Soares, o trabalho de combate ao mosquito na área de desfile prossegue, nesta quarta-feira (15), com o carro fumacê.
Segundo o supervisor geral do CCZ, Marcelo Monteiro, nesta quarta-feira, os agentes de endemias fazem um mutirão, no bairro Botafogo, com diversas ações como eliminação de criadouros, colocação de capas para caixas d’água e orientação.
Além da operação "Pré-carnaval sem Dengue", a Secretaria de Saúde promove ações para prevenir a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis durante a folia. O trabalho envolve abordagens aos foliões, com distribuição de preservativos e material informativo.