Carukango será homenageado com busto

26/09/2023 17:51:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Após a cerimônia, o grupo Terreiro de Crioulo animará a festa

Para dar visibilidade a uma história não contada, um busto de Carukango, negro escravizado e liderança quilombola do Norte e Noroeste Fluminense, será instalado no Centro Cultural do Legislativo, antiga Câmara de Vereadores, no Centro da Cidade. A cerimônia de inauguração acontecerá nesta sexta-feira (29), às 10h. Haverá ainda, na Praça Washington Luiz, às 12h, um show da banda Terreiro de Crioulo, comemorativo à homenagem.

O Centro Cultural do Legislativo foi escolhido para a instalação do busto, porque a edificação foi residência de um mercador de escravos no período da colonização do país. A secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz, destaca que o legado deixado por Carukango é de resistência à colonização, que tentou apagar a cultura de povos escravizados.

"O busto de Carukango vai dar visibilidade a uma história não contada, ou seja, descolonizar a história, dando luz ao protagonismo de lideranças negras no processo abolicionista, visto que a liberdade dos escravizados não aconteceu com a assinatura da Lei Áurea e sim, a partir de muitos movimentos de resistência liderados por mulheres e homens escravizados", enfatiza.

Esta ação antirracista se junta a outras recentemente implementadas no município. O ‘Caderno de Diretrizes para uma Educação Antirracista’, o projeto nutricional e pedagógico Nutriafro, na Rede Municipal de Ensino; exposições e palestras temáticas no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé são exemplos.

Fora estas iniciativas, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), localizada no 1º andar do Centro Administrativo Luiz Osório (Av. Presidente Sodré, 466 e telefone (22) 2765-8700), orienta e acompanha vítimas de racismo e injúria racial. De acordo com a gestora, o número de queixas vem aumentando.

“Aumentou porque as pessoas estão se encorajando, pelo fato de encontrarem acolhimento do poder público, e também por estarem identificando as atitudes racistas. A Seppir se dispõe a acompanhar as vítimas à delegacia para o registro da ocorrência. Orientamos quanto às suas atitudes e posicionamentos. Às vítimas devem denunciar para que a lei cobre criminalmente as responsabilidades do autor e para que tenhamos o registro dos números, para intensificação de ações antirracistas”, reforça.

Show do Terreiro de Crioulo

Logo após a cerimônia, o público será convidado para participar do show de samba raiz, de terreiro e de quintal, do grupo Terreiro de Crioulo, que canta a essência da negritude. Em novembro do ano passado, o Terreiro de Crioulo recebeu, na categoria Destaque 2022, a comenda da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Medalha de Mérito Cultural Alcione. O grupo é sucesso em casas de show e rodas de samba do Rio de Janeiro e do país.


Fotos Relacionadas