O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Macaé finaliza as atividades de 2011 com trabalho de pulverização com o carro UBV (fumacê) nos bairros com maior índice de mosquito, como Praia Campista, Malvinas e Botafogo. As visitas domiciliares também continuam neste mês de dezembro.
Em janeiro, começa um novo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti, o Lira, que faz um acompanhamento frequente do quadro geral da dengue no município. Durante todo o ano, são realizados um total de quatro Liras, para avaliar a proliferação do mosquito e traçar novas metas para combater o transmissor da dengue.
Os resultados da pesquisa apontaram que os depósitos predominantes foram os de nível do solo (caixa d’água, tambor, tonel) com frequência percentual de 60% seguido dos depósitos móveis, vasos e frascos de plantas com 20%.
Além do trabalho com o carro UBV (fumacê), realizando pulverização com a máquina termonebulizador pro-fog e mutirões intersetoriais nas áreas em risco, a equipe do CCZ continua com visitas as residências para eliminação de criadouros, fundamentais para a divulgação do conhecimento e controle do vetor.