A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Macaé intensificará suas ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue em diversos bairros, a partir desta quinta-feira (12). O trabalho tem a parceria do Núcleo Municipal de Práticas Integrativas.
Segundo o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, as ações que começam no bairro Ajuda de Cima e prosseguem até o dia 20, consistem em visitas domiciliares com eliminação de criadores, tratamento com uso de larvicidas e pulverização com carro UBV (fumacê).
Os profissionais do Núcleo Municipal de Práticas Integrativas farão a distribuição de medicamento homeopático, material informativo e orientação a população sobre as principais atitudes para evitar a doença.
Rogério ressalta que para evitar uma epidemia da doença na cidade é necessário que cada um cuide de sua casa, eliminando desde uma tampinha de garrafa PET, onde pode juntar água suficiente para formar criadouro de mosquito, até uma piscina abandonada. “Quanto menos mosquito, menos gente doente a gente vai ter”, alerta.
Dados do Ministério da Saúde apontam que dois terços dos casos são contraídos dentro das casas das pessoas nos espaços privados. “A saúde de todos depende do trabalho conjunto entre poder público, privado, sociedade civil organizada e a comunidade. Se cada um fizer a sua parte juntos estaremos trabalhando para combater este grande mal que é a dengue”, enfatizou.
Postos para aplicação das 9h às 16h.
1. 12/04 (5ª feira) – Ajuda de Cima
2. 13/04 (6ª feira) – Ajuda de baixo
3. 16/04 (2ª feira) – Lagomar
4. 17/04 (3ª feira) – Parque Aeroporto
5. 18/04 (4ª feira) – Nova Holanda
6. 19/04 (5ª feira) – Malvinas
7. 20/04 (6ª feira) – Calçadão