Ceam Macaé promove capacitação em Casimiro de Abreu

13/05/2022 16:33:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Divulgação

A programação incluiu a apresentação da história do movimento de mulheres, diálogos sobre gênero e outros debates

As boas condutas de acolhimento e fortalecimento das mulheres em situação de violência em Macaé são discutidas em toda a região. Esta semana, profissionais da equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Macaé (Ceam) participaram de um momento de construção junto a equipe do Ceam e da Patrulha Maria da Penha de Casimiro de Abreu.

A capacitação foi realizada pela secretária de Políticas para as Mulheres de Macaé e advogada, Jane Roriz, e a coordenadora do Ceam Macaé e assistente social, Sandra Caldeira. A programação incluiu a apresentação da história do movimento de mulheres, diálogos sobre gênero, a necessidade de políticas para as mulheres nas cidades, ciclo da violência e preconceitos, a potência da rede de proteção a mulheres vítimas de violência e os desafios e possibilidades da atuação no enfrentamento à violência doméstica.

Segundo Jane Roriz, o convite partiu das secretarias de Assistência Social e Ordem Pública e Defesa Civil do município vizinho. O objetivo foi auxiliar os profissionais na implantação do espaço de enfrentamento à violência, que será inaugurado no próxima terça-feira (17), e na instituição do Programa Patrulha Maria da Penha, voltado para proteger e acompanhar mulheres que receberam da Justiça Medidas Protetivas de Urgência, estabelecidas pela Lei Maria da Penha.

‘‘Além de muita troca de conhecimentos, esse momento também é importante por representar mais um passo no combate à violência. Macaé acolhe muitas mulheres de municípios vizinhos e é fundamental que tenhamos cada vez mais esse olhar sensível para a proteção e atendimento’, ressalta.

A coordenadora do Ceam Macaé, Sandra Caldeira, destaca que a oportunidade de diálogo foi enriquecedora, tanto para o trabalho objetivo como na construção de pensamentos e ações em prol do enfrentamento à violência contra a mulher de Casimiro de Abreu.

‘‘A possibilidade de trocas com equipamentos de outras cidades também permite nosso aprendizado, na descoberta de novas experiências, ideias, expectativas e parcerias. O carinho com o qual fomos recebidos foi muito valioso e demonstra que há empatia entre os profissionais do município e certamente se estenderá para as mulheres que serão atendidas’’, observa.

Vinculado à Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o Ceam Macaé conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogas e advogadas. O órgão funciona na Rua São João, 33, no Centro. Os telefones para atendimento são: (22) 2796.1045 e (22) 99817.0976. O contato também pode ser pelo email: ceam@macae.rj.gov.br.