CEAM promove capacitação sobre violência sexual em Carapebus

23/06/2023 18:25:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Divulgação

Formação foi realizada nesta sexta-feira (23)

Em parceria com a Prefeitura de Carapebus, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Pérola Bichara Benjamin promoveu nesta sexta-feira (23) uma capacitação sobre violência sexual direcionada a enfermeiras das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e do Pronto Atendimento Carlito Gonçalves. A formação foi realizada no plenário da Câmara Municipal.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Bruna de Matos, as enfermeiras presentes receberam orientações sobre o tema, principalmente no que se refere ao acolhimento às mulheres vítimas de violência sexual. A capacitação foi ministrada pela psicóloga do CEAM, Isabel Oliveira e pela advogada Anna Clara Rodrigues, além da psicóloga Mirian Soares, coordenadora do Programa IST/ AIDS Hepatites Virais, do município de Carapebus.

A coordenadora do CEAM, Nathalia Mustafa, apontou a importância da capacitação como forma de adquirir novos conhecimentos profissionais que, consequentemente, resultam em um melhor atendimento às mulheres.


“É fundamental que esses profissionais que estão na ponta estejam capacitados para o atendimento mais acolhedor possível em casos de violência, seja ela qual for. Mas quando falamos de violência sexual, a Saúde tem um papel muito importante, seja na profilaxia ou na escuta especializada, por exemplo. Assim, cada vez que uma mulher buscar ajuda, vai encontrar uma resposta mais eficiente”, avalia.


Fotos Relacionadas