CEAM realiza mais de três mil e quinhentos atendimentos em 2023

02/02/2024 16:44:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Arquivo

CEAM oferece apoio jurídico, psicológico e assistência social às mulheres do município de Macaé

O Centro Especializado no Atendimento à Mulher (CEAM) Pérola Bichara Benjamin divulgou o balanço dos serviços realizados em 2023. De janeiro a dezembro, foram registrados 3.563 atendimentos a mulheres, o que representa um aumento de 51% em relação ao ano anterior.

Segundo o Boletim de Produção de Atendimento, março foi o mês que apresentou maior número, seguido dos meses de julho e agosto. O CEAM oferece apoio jurídico, psicológico e assistência social às mulheres do município de Macaé.

As estatísticas também apontam o número de abrigamentos realizados este ano: 12. Em 2023, foram 10. Apesar dos dados em ascensão, a coordenadora do CEAM Macaé, Nathalia Mustafa, esclarece que estes devem ser interpretados da maneira correta.

“Quando nos deparamos com o aumento no número de atendimentos e de novos processos abertos junto ao CEAM, o primeiro pensamento que nos ocorre é que a violência de gênero aumentou. Mas na verdade, ao visualizarmos a quantidade de mulheres impactadas com nossas ações preventivas, identificamos que estão vendo nos serviços ofertados pelo CEAM um importante aliado para o rompimento do ciclo da violência e a recuperação de sua autoestima e autonomia”, avalia a coordenadora.

O Auxílio Mulheres Livres, que teve início em julho de 2023, também justifica o aumento no número de atendimentos. “Mulheres que antes temiam o término de um relacionamento em decorrência da dependência financeira, finalmente conseguem enxergar uma luz no final do túnel, e um verdadeiro incentivo para uma vida sem violência”, destaca Nathalia.

O CEAM está localizado na Rua São João, 33, Centro. Os telefones de contato são o FALA MULHER (22) 99286-2944 e o (22) 2796-1045. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.