logo

Cedae afirma que abastecimento de água estará normalizado até o fim desta semana

16/12/2013 16:33:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Em razão das reclamações de moradores sobre a falta d'água em vários bairros de Macaé, a Secretaria de Comunicação (Secom) entrou em contato com a Cedae para saber quando o problema estaria solucionado. De acordo com o gerente regional da Cedae, Fernando Arruda, o abastecimento de água na cidade deverá estar normalizado até o fim desta semana. O gerente da empresa explicou que a Cedae, antes das fortes chuvas da segunda-feira (2), estava fazendo a manutenção preventiva nas bombas de captação,  e substituindo uma delas. Além disso, disse ele, a força da enchente escavou a base de uma das adutoras, que começou a vazar. “Perdemos bombas que tiveram que ser substituídas, e a vazão foi reduzida por problema na adutora, prejudicando o abastecimento”, explicou Arruda.

Por isso, a Cedae paralisou, na última sexta-feira (13), o abastecimento durante o dia para manutenção e recuperação da adutora e substituição das bombas. De acordo com Arruda, o sistema já está funcionando e estará totalmente normalizado em toda a cidade até a sexta-feira próxima (20).


Ainda segundo a empresa, no último domingo foi registrado problema numa das adutoras de 400 milímetros de diâmetro na área norte da cidade, diminuindo a vazão nas localidades de Barra de Macaé e Aeroporto, entre outras. "Isso aconteceu por tentativa de roubo de água", afirmou o gerente da Cedae. A situação foi resolvida e o abastecimento nessa região da cidade já volta ao normal.


Arruda afirmou que as obras de instalação da nova adutora da Cedae na Linha Azul devem ser iniciadas ainda esta semana. "Essas obras deveriam ter começado dias atrás, mas isso não foi possível por causa das fortes chuvas. A Cedae já adquiriu os 18 quilômetros de tubulação para instalação da nova adutora e as obras devem começar agora", disse o gerente da empresa.


A ampliação do sistema de abastecimento de água de Macaé é obra do governo do Estado, por meio da Cedae. O prazo de conclusão é de 720 dias. O valor é de R$ 105.797.172,93, e prevê: ampliação das elevatórias de água bruta de baixo e alto recalque; ampliação da Estação de Tratamento de Água de 600 l/s para 800 l/s; construção de novo reservatório com capacidade para 5.000 m³; 12 mil novas ligações prediais; construção de 34.496 metros de tubos finos com diâmetros entre 200 mm a 50 mm, entre outras ações.


Entre as localidades que serão beneficiadas estão Lagomar e Cabiúnas, que terão 100% das áreas atendidas pela implantação da linha fina da rede de distribuição de água, com tubos de diâmetros entre 200 milímetros a 50 milímetros.


Enquanto as obras de ampliação do abastecimento de água não acontecem, para suprir a demanda de água da cidade, a Prefeitura fornece carros-pipa, abastecendo caixas d'água comunitárias, além de escolas, creches, postos de saúde, e locais que não são atendidos regularmente pela Cedae. O total é de 10 carros-pipa, que fornecem, em média, 400 mil litros de água por dia.