Foto: Kaná Manhães
Cemeaes tem possibilidade de fazer 30 mil atendimentos mensais em 2010
A Coordenadoria Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeaes), vinculada à Secretaria de Turismo Esporte e Lazer e à Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), que atende 23 mil pessoas gratuitamente, por mês, nos seis módulos disponíveis no município, hoje tem a possibilidade de atingir a meta de 30 mil atendimentos para 2010. O motivo é a chegada de mais 35 educadores físicos concursados, na segunda-feira (2), para comporem o quadro profissional do Cemeaes.
Natação, dança, RPG (Reeducação Postural Global), futebol, basquete, hidroginástica, psicomotricidade, futebol de areia, vôlei, jiu jitsu, tae kwon do, avaliação física e atletismo, a mais nova modalidade do Cemeaes. Estes esportes são oferecidos pela coordenadoria por profissionais capacitados e especializados, como explica o vice-presidente da Fesporte, Anderson Rangel, aos novos profissionais:
- Atendemos cerca de 170 crianças no Forte Marechal Hermes com o Atletismo, por exemplo. É um trabalho interdisciplinar, pois também promovemos palestras com temas diversos, como sexualidade e cidadania em todos os módulos do Cemeaes. Assim, a prefeitura investe na política de atendimento às crianças e adolescentes acreditando que é a forma de transformação social, garantindo a proteção e os direitos infanto-juvenis e envolvendo a escola, família e sociedade.
Anderson Rangel ainda se refere ao quadro funcional na instituição, que também conta com fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e neuropediatras; ao todo são 300 profissionais. Destes, 120 são educadores físicos que agora ganharam um reforço de mais 35 profissionais.
- A expectativa é grande. Acho que vou gostar do trabalho. A gente chega com muito gás, isto é, com disposição; e vendo um trabalho desse nos motivamos mais ainda”, anima-se a educadora física Adriana Vieria, que veio de Búzios para assumir o cargo.
Já a educadora física Edna Coelho Reis acredita que vai poder contribuir com os projetos de psicomotricidade do Cemeaes, uma vez que tem experiência adquirida no setor educação. Ela vê também a psicomotricidade vinculada à Saúde: “É um trabalho que relaciona muitas especialidades e isso é fundamental para ver a pessoa de forma mais integral”, acredita.
O vice-presidente da Fesporte ainda lembra que os educadores físicos interessados, tanto os novatos como os com mais experiência no município, estão convidados para a capacitação em Atletismo para iniciantes que será promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo e pela Federação de Atletismo do Rio de Janeiro – responsáveis também pela chancela e certificado do curso, que vai acontecer entre os dias 13 e 15 de agosto, no Ginásio Poliesportivo Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. Inscrições no próprio ginásio.