logo

Cemeaes e Núcleo da Defesa Civil são inaugurados no Aeroporto

08/07/2013 23:08:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

A capacidade é para atender cerca de duas mil pessoas.

Com capacidade para atender cerca de duas mil pessoas, a Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio Escolar (Cemeaes) inaugurou mais um polo na noite desta segunda-feira (8). A unidade do Parque Aeroporto tem parceria com Defesa Civil, que terá seu Núcleo de Defesa Civil Comunitário (Nudec) no mesmo local. O objetivo é oferecer qualidade de vida e bem-estar para a população. O evento faz parte das comemorações dos 200 anos de Macaé.

Além das ações da Defesa Civil, que oferecerá cursos como combate a incêndio e primeiros-socorros,o espaço terá atividades como ginástica, natação, alongamento e hidroginástica, além de boxe, teatro, jiu-jitsu, muay-thay e outras. Durante as primeiras semanas será avaliada a demanda da população para identificar quais atividades poderão ser oferecidas.

As inscrições já podem ser feitas a partir desta terça-feira (9). Basta comparecer a Rua Projetada, Nº 5, das 8h à 17h, com os documentos necessários para a matrícula; uma foto 3x4, cópia do RG ou certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, cópia do cartão de vacina (crianças até 5 anos), comprovante de matrícula escolar, encaminhamento médico ou escolar e atestado médico (somente para atividades físicas).

O vice-prefeito, Danilo Funke, destacou que a proposta do governo é humanizar os serviços do poder público. “Continuaremos apresentando projetos e programas como esse. Temos muito para comemorar nesses 200 anos que Macaé completa este mês e, ainda, teremos muito mais. O Parque Aeroporto tem uma nova casa”, frisou o vice-prefeito durante a inauguração.

O coordenador do Cemeas, Adriano Marques, afirmou que pela primeira vez na gestão municipal as atividades serão oferecidas ao servidor. Para isso, o atendimento, desde o início do ano, é das 7h às 20h. A ideia é que todo trabalhador possa utilizar os espaços de segunda à sexta-feira sem comprometer o trabalho. Todas as atividades estão voltadas para a prevenção da saúde com qualidade de vida. Para garantir essa proposta, o órgão trabalha integrado com as secretarias municipais com ênfase na Educação, Saúde, Coordenadoria Sobre Drogas e outras.

Para a dona de casa Basília Gomes Moreira, 58 anos, o espaço ajudará no tratamento de saúde. “Estou muito feliz com a iniciativa e tenho interesse em fazer hidroginástica”, ressaltou a moradora do Parque Aeroporto.

O espaço também é uma oportunidade de parceria entre governo e comunidade. “Estaremos conhecendo as demandas da comunidade e, assim, elaborando medidas a médio e longo prazo. A Defesa Civil tem um importante papel para cumprir com a população e estaremos realizando cursos de prevenção”, disse o coordenador da Defesa Civil, Luciano Castilhos.

Os Nudecs são formados por grupos comunitários organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, que participam de atividades de defesa civil como voluntário. Segundo a prefeitura, a instalação de um Nudec Central como o do Aeroporto é fundamental para coordenar os demais núcleos. O objetivo é organizar e preparar a comunidade local para dar pronta resposta aos desastres. O Nudec Central é o local determinado para elaborar o planejamento das atividades e ações.