Um show de dança, ritmos e estilos diversos – balé clássico, dança de rua, jazz e samba- na noite de quinta-feira (1) marcou o encerramento das atividades do ano de 2011 da Coordenadoria Extraordinária de Apoio ao Escolar (Cemeaes), no palco multicolorido montado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Aproximadamente 300 artistas dançaram ao som de temas de filmes produzidos em Hollywood e peças que se eternizaram na Broadway.
Começa o show. No centro do palco está Romeu (Maurício Aréas). Ao ver sua amada morta, nega-se a viver, na tentativa de reencontrá-la no além. Segue-se o balé Romeu e Julietas, um grupo de seis bailarinas. A qualidade e harmonia do grupo, a beleza da coreografia e do figurino dão o tom de todos os quadros, que prendem a plateia durante duas horas.
“O Cemeaes é um espetáculo permanente”, comentavam pais, parentes e amigos dos alunos, uma plateia vibrante que fez parte do show e caiu no samba no final apoteótico, à semelhança dos desfiles na Linha Verde, nossa Marquês de Sapucaí. Só faltou quem gritasse: “Olha o Cemeaes aí, gente!”.
Os dançarinos fazem parte dos Cemeaes Módulo 1, situado no Centro, próximo ao Terminal Central de ônibus municipais; Módulo 2, na Imbetiba, e de número 3 no Bairro da Barra. Foram divididos em categorias, por faixa etária: Baby, de quatro a seis anos: Preliminar, sete anos: Básico, de oito a 16 anos, e Jazz e Street Dance (Dança de Rua) dos dez aos 16 anos. Todos ensaiados e dirigidos pelos professores Maurício Aréas, Verônica Soares, Priscila Azevedo e Alexandra de Faria.
As histórias infantis como Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida, Barbie formaram a “fila do gargarejo” mirim, meninos e menina debruçados no palco, em toda a volta, que chegavam a rejeitar os lanches trazidos pela mães, e a se negar a ir embora, sempre pedindo para “ficar mais um pouquinho”.
Dois balés com solista encantaram o público: O Cisne Branco (Odette) e o Cisne Negro (Odile), música de Tchaikovsky, coreografia semelhante ao famoso balé “O Lago dos Cisnes”. O quadro “Vem Dançar” movimentou a plateia, mas a agitação veio com “Os Embalos de Sábado à Noite”. Mexeu com a plateia adulta, num verdadeiro “revival” dos tempos da brilhantina, quando o remelexo e o topete de John Travolta (1978 a meados de 1980) faziam a cabeça das meninas e as curvas de Olivia Newton John encantavam os garotos.
“O Cemeaes é um espetáculo permanente de atendimento à população”, era a opinião de centenas de pais, avós e usuários, que tiveram a oportunidade de ouvir durante o show, como Josiane Pereira, mãe das dançarinas Beatriz e Bruna.
- Estou feliz. Matriculei Beatriz devido à sua timidez. Ela precisava se relacionar melhor com outras pessoas, adultos e jovens, precisava se desenvolver, O objetivo foi alcançado. Ela está mais desenvolta. Já a Bruna foi muito beneficiada no rendimento escolar. Depois do Cemeaes, seu rendimento Possi dizer que é cem por cento, declarou.
O coordenador dos Cemeaes, Anderson Campos, falou dos projetos para 2012.
- Temos contado sempre com o apoio do prefeito Riverton Mussi, e planejamos para o ano que vem, levar nossos serviços, uma vez por mês, aos bairros que não têm Cemeaes. Outro projeto se direciona ao pessoal da melhor idade (idosos): ginástica na piscina, não é hidroginástica e, sim, ginástica aquática adaptada, com aparelhos PVC dentro da piscina, trampolim aquático, cama elástica, caneleira flutuante e macarrões .Já atingimos 30 mil atendimentos. Pretendo atingir 40 mil, a partir do ano que vem, informou.
O coordenador extraordinário de Apoio ao Escolar, professor de Educação Física Amarildo Gomes, falou das atividades dos Cemeaes.
- Nossas equipes multidisciplinares contam com professores para o reforço escolar, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicopedagogos, pediatras, fonoaudiólogos, avaliadores físicos e temos salas de recursos.
Também são atendido deficientes físicos e neurológicos, Temos salas de recursos, oferecemos a prática de pilates, ioga, dança de salão, mais frequentada por adultos e idosos e piscina aquecida nos módulos 1 e 2, explicou.
Para se inscrever no Cemeaes, o interessado deve levar atestado médico, duas fotos 3x4, cópias de identidade e CPF, comprovante de residência. Os menores devem levar declaração da escola em que estudam e cópias de identidades dos pais - CPF e RG.