Já estão abertas as renovações de matrícula para as atividades na Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes). Os usuários de todos os módulos da instituição poderão realizar as matrículas até o dia três de fevereiro, das 08h e 16h (sem intervalo para almoço). As atividades da Coordenadoria retornam em sete de fevereiro.
Para a renovação, basta o interessado ou responsável pela criança levar o encaminhamento escolar ou médico, munido da documentação básica – uma foto 3X4; cópia do comprovante de residência; cópia da certidão de nascimento ou identidade; cópia do cartão de vacina (crianças até 12 anos); atestado médico (para atividades esportivas); e declaração escolar (referente a 2012, contendo ano escolar matriculado, com o numero do INEP/CENSO).
Para aqueles que procuram uma vaga no Cemeaes, as matrículas começam a partir do dia seis de fevereiro. Basta comparecer a uma das unidades munidos do documento de identificação (RG), uma foto (3X4), comprovante de residência, atestado médico (para atividades esportivas), e o encaminhamento médico e/ou escolar. Para crianças, uma foto, cópia da certidão de nascimento, copia do comprovante de residência, copia do cartão de vacina (até 12 anos), encaminhamento medico ou escolar, declaração de matricula com numero do Censo Escolar.
O Cemeaes é uma instituição que dá suporte à população, no que diz respeito à educação, saúde, assistência social e esporte. Ao todo, Macaé conta com seis unidades localizadas em pontos estratégicos do município, para melhor atender à população - Módulo I, Centro; Módulo II, na Imbetiba; Módulo III, em Córrego do Ouro; Módulo IV (será inaugurado no Parque Aeroporto); Módulo V, Barra; e Módulo IV, no Parque Valentina Miranda. Aulas de natação, hidroginástica, futebol, balé, jazz, atendimento pediátrico, psicoterapia, entre outras áreas, são oferecidas gratuitamente.
De acordo com o coordenador Anderson Rangel, ao todo o Cemeaes tem cerca de cinco mil usuários registrados.
- Tentamos dar à população uma qualidade de vida melhor, abrangendo a saúde e educação. É fundamental oferecermos um atendimento gratuito no que diz respeito à saúde. Aproximadamente, quinhentas pessoas já vieram fazer as renovações, isso significa que estamos no caminho certo. Aliás, Macaé é pioneira num projeto como este, que dá a oportunidade a população de ter acesso à hidroginástica, massoterapia, natação, acompanhamento psicológico, entre outros, disse Anderson Rangel.
Segundo a coordenadora do módulo I, Maira Tavares, os responsáveis compareceram em massa nesta segunda-feira (23) no primeiro dia de renovação. “Não era esperado este movimento nos primeiros dias, normalmente, o movimento começa a partir de fevereiro, com a volta as aulas”, observou, acrescentando que mesmo sem fechar o dia, as renovações de matrícula já superam as expectativas.