A campanha Agosto Lilás, em Macaé, segue nesta segunda (25) com o Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher. A programação vai acontecer na sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), às 14h. O GT visa criar um espaço de diálogo e mobilização. O objetivo é aprimorar o atendimento às mulheres em diversas áreas, como saúde, assistência social, segurança e direitos humanos. Outra finalidade da reunião é identificar, aprimorar e acelerar as ações e diretrizes voltadas para o público feminino, garantindo mais acolhimento e eficiência no atendimento, principalmente às mulheres vítimas de violência. O encontro é considerado um espaço importante para impulsionar políticas públicas para mulheres.
Participam do encontro representantes da rede de proteção e atendimento do município, que diariamente ou semanalmente atuam no auxílio à mulher que se encontra numa situação de violência , mas precisa romper essa violência que está sendo vivenciada. Foram convidados para o GT da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher; integrantes da Defensoria Pública, Judiciário, Ministério Público, IML, Delegacia, Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, Coordenação de Serviço Social da Psicologia do Hospital Público de Macaé (HPM) e Unimed, 15ª Subseção Ordem de Advogados do Brasil (OAB-Macaé), Núcleo de Pesquisa em Direitos da Mulheres (Nupedim) do polo Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Também na lista estão Conselho Municipal de Direito das Mulheres, Desenvolvimento Social, representantes do CREAS, CRAS, Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Saúde (programa Saúde da Mulher, as ESFs e Vigilância em Saúde). “O GT é considerado um espaço importante para impulsionar políticas públicas para mulheres”, salientou a Secretária de Políticas para Mulheres, Quelen Rezende.
Os Grupos de Trabalhos buscam integrar sistemas, capacitar profissionais e fortalecer a rede de atendimento e proteção integral às mulheres em diversas áreas. Vale lembrar, que o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) exerce o papel de articulador das instituições e serviços que integram a rede de proteção e atendimento a mulher, buscando assim, contribuir para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania, conforme preconiza a Norma Técnica de Padronização (SPM:2006).
O Ceam funciona na Rua São João, 33, no Bairro Centro. O Ceam oferece apoio psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Para mais informações ou orientações, o contato pode ser feito pelo e-mail: ceam@macae.rj.gov.br ou pelo Fala Mulher (22) 99286-2944.