logo

Centro de Convivência do idoso abre inscrições para atividades

30/06/2012 12:21:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Reunião realizada ontem, sexta-feira (29), definiu os últimos detalhes.

Serviços médicos de cardiologia e clínica geral, psicológicos e fisioterápicos, assistência social e nutricional, cursos de leitura dinâmica, corte e costura, bombons finos e salgadeira, artesanatos, alfabetização, prática de exercícios físicos com alongamento e ginástica localizada, música, dança e teatro, acupuntura e massoterapia. Estes são alguns serviços que serão oferecidos no Centro de Convivência do Idoso Elisa Lamoglia Mussi (CCI), ainda este mês. As inscrições começam nesta segunda-feira (2).

Para se beneficiar o idoso deverá fazer sua inscrição entre 8 às 17h, no CCI, que fica localizado na Rua do Caminho, s/n, na Ajuda de Baixo.

Segundo a subsecretária do Idoso, Marli Reis, o oferecimento de alguns serviços só foi possível graças às parcerias que foram firmadas com instituições municipais e federais. Na reunião de fechamento com a secretaria de Educação (Semed), ocorrida nesta sexta-feira (29), ficou acertado que a Semed irá participar com os cursos do Cetep (leitura dinâmica, corte e costura, bombons finos e salgadeira), com o EJA (alfabetização) e com o ensino de canto.

- Nesta reunião com a secretaria de Educação, onde estiveram presentes a vice-prefeita Marilena Garcia, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilea Ramos, acertamos que além dos cursos do Cetep e do EJA, haveriam as aulas sistemáticas de canto com o objetivo de formarmos o coral do Centro do Idoso. Mas, nós temos também a participação de importantes instituições como a Feesport e o Cemeaes, a Fundação Macaé de Cultura, a coordenadoria da Terceira Idade e a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), que através do Sisvan do governo federal irá oferecer um programa de nutrição voltada para as necessidades especiais do idoso – garantiu Marli Reis.

Ela informou que o CCI tem a finalidade de oferecer aos idosos de Macaé, um espaço para seu lazer e qualificação, proporcionando melhor qualidade de vida. O centro possui uma infraestrutura necessária com salas para atendimento médico, fisioterápico e cursos, um auditório, academia de ginástica, pista para caminhada, estacionamento, praça de alimentação e lanchonete. O local também disponibiliza capela ecumênica, sala de apoio psicológico, sala de estar, serviço social e cursos de artesanato, entre outros.

Serviços médicos – Inicialmente, o CCI deverá oferecer clínica médica, de fisioterapia, psicológica e cardiológica que serão implantados gradualmente, de acordo com a chamada dos profissionais pelo concurso público.

O Centro de Convivência do Idoso dispõem de uma biblioteca para pesquisa e leitura dos idosos, em parceria com a Fundação Macaé de Cultura, a qual irá também oferecer cursos e atividades teatrais.