Centro de Convivência promove projeto Quinta do Idoso

17/10/2012 11:10:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

A Subsecretaria do Idoso, em parceria com a Fundação de Esporte e Turismo (fesportur), começa a desenvolver no Centro de Convivência do Idoso “Elisa Lamoglia Mussi”, situado na Ajuda de Baixo, o “Quinta do Idoso”. Trata-se de um projeto que deverá acontecer todas as quintas-feiras, visando promover o bem estar e entretenimento, por meio de diversas atividades, aos grupos de idosos de Macaé.

Para a agenda desta quinta-feira (18) foram convidados cerca de 50. Segundo informou a coordenadora do Centro de Convivência, Dulce Figueiredo, na parte da manhã serão 20 idosos da Academia Popular que acontece no Parque Aeroporto e no período da tarde, 13 da Casa do Idoso, mantida pela Liga Beneficente São João Batista e 15 idosos residentes na Pousada da Cidadania. Ela lembra que desde a sua inauguração o Centro de Convivência tem gerado mais vida para a Terceira Idade, com a promoção de eventos diversificados e explica como será desenvolvido o projeto.

- Nesta primeira quinta-feira teremos pela manhã atividades físicas com a professora Tatiana Tauil. Será como se a própria Academia Popular “Movimentando a sua manhã” que é formada pelos moradores idosos do Parque Aeroporto, estivesse dentro do Centro de Convivência. À tarde, os idosos convidados terão oficina de memória, pintura em tecido, brincadeiras e oficinas de mesa (baralho, dama, dominó e xadrez), com a participação do professor Rodrigo. Haverá também oficina cultural através de leitura dinâmica na Biblioteca. As atividades dos dois períodos serão coordenadas por Alexandra Macedo, da Fesportur, disse.

O “Quinta do Idoso” prevê ainda, gincanas nas próximas edições com objetivo de integrar e socializar os diversos grupos de idosos da cidade.

Ao justificar o projeto, a subsecretária do Idoso, Marli Reis mostrou a preocupação da Prefeitura de Macaé em gerar políticas públicas para a Terceira Idade, um segmento geralmente esquecido pela sociedade. Ela citou dados sobre o crescimento da população idosa.

- Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Daí o alerta aos governos para a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade. Temos um centro de convivência pronto para eventos e com muito espaço, construído em uma área de dez mil metros quadrados. Uma obra inaugurada há quatro meses, para incentivar a convivência entre pessoas da terceira idade e estimular potencialidades artísticas e culturais. Já estamos realizando cursos de artesanato, corte e costura, bordado, bombons finos e salgados, oficinas de memória, alongamento, enfim, o Quinta do Idoso é mais um projeto que visa assegurar o bem estar físico e mental aos idosos, tirando-os do isolamento com atividades alegres, sempre em grupo, assegurou.

O País envelhece

O País do futuro está envelhecendo. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%. Em 1991, correspondia a 7,3% da população. A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Atualmente, boa parte dos idosos é chefe de família. E nessas famílias a renda média é superior àquelas comandadas por adultos não idosos. Segundo o Censo 2000, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, pela primeira vez na história, o número de idosos será maior do que o número de crianças no planeta. Até mesmo o Brasil, que era conhecido como o país jovem, já possui um elevado número de idosos. Daqui a 20 anos, o país será o sexto no mundo com o maior número de anciãos. A explicação para esse aumento na expectativa de vida em todo mundo está nos avanços da medicina e melhorias na qualidade de vida.