Foto: Guga Malheiros
Entre as atividades promovidas está palestra para jovens grávidas
Como parte da programação comemorativa dos 200 anos de Macaé, será inaugurado nesta terça-feira (9), às 16h, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Barra de Macaé, que terá abrangência também sobre a Fronteira, Nova Holanda e Brasília.
Os serviços do Cras se concentram no atendimento a famílias em áreas de risco social e vulnerabilidade. A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem como atribuição encaminhar os usuários aos serviços e programas públicos e aos órgãos de defesa dos direitos, prestando orientação. Além da acolhida, que pode ser feita individualmente ou em grupos, o Cras também vai oferecer inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e no Programa Bolsa Família, o que possibilita o acesso a vários outros benefícios.
O Centro também desenvolverá atividades socioassistenciais voltadas para as famílias, como parte do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Pais). No local, poderão ser recebidos simultaneamente vinte e cinco adolescentes, idosos, mulheres ou portadores de necessidades especiais, promovendo a convivência comunitária. Os técnicos do Cras vão realizar ainda visitas domiciliares.
Logo após a solenidade de abertura, na Rua Eurico Barbosa de Souza, s/no, Praça Beira Rio, na Barra de Macaé, vão ser iniciados os atendimentos, que acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe técnica já realiza um diagnóstico do território para avaliar suas necessidades.