Foto: Ana Chaffin
A ação faz parte do projeto e visa envolver os homens nos cuidados do pré e pós parto
Identificar os sinais do parto, auxiliar na amamentação e troca de fralda são alguns dos assuntos abordados com os pais que realizam o pré-natal junto com as mamães. A ação faz parte do projeto do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa envolver os homens nos cuidados do pré e pós parto, além de incentivar o futuro pai a passar por consultas e exames. No município, todas as unidades de saúdes que realizam o procedimento convidam os pais para participarem dos encontros. Somente no Centro de Referência do Adolescente (CRA), cerca de 180 gestantes e pais são acompanhados atualmente.
Pais de primeira viagem, Estevan Souza e Queila Silva realizam o pré-natal no CRA desde o inicio da gestação de Aurora, que tem o nascimento previsto para dezembro. "Eu lembro minha esposa dos dias dos exames e horários dos remédios. Isso nos deixa sempre próximos e todos saem ganhando, principalmente nossa Aurora, que já é muito amada. Estou aprendendo tudo que posso para contribuir com o que for possível. O dia de escutar o coração é sempre uma grande emoção", pontuou o papai Estevan.
"O pré-natal para os pais é um projeto maravilhoso. Recebo orientações sobre todos os cuidados com o bebê, a forma correta da amamentação e até mesmo a quantidade de banho que a criança deve tomar por dia para não tirar a camada protetora que deve ficar na pele do recém-nascido até desaparecer naturalmente. Quero ser um pai presente, e isso começa antes mesmo da criança nascer. Por isso, participo de tudo", disse Frank, pai de Joaquim, que tem o nascimento previsto para janeiro. Ele acompanha a esposa Mariana Almeida em todas as consultas.
De acordo com a assistente social do CRA, Maria do Carmo Pinto, no pré-natal masculino, o papai passa por uma série de exames de sangue que avaliam a sua situação de saúde. "A medida pode evitar a transmissão de uma série de doenças do pai para a mãe e, consequentemente, para o bebê, o que podem gerar complicações para o seu bom desenvolvimento, a exemplo da sífilis.
Centro de Referência do Adolescente
O Centro de Referência do Adolescente atende jovens de 10 a 19 anos e familiares. O CRA é referência para o acompanhamento de gestantes adolescentes no município, por meio de equipe multiprofissional, composta por enfermeira, médica obstetra, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e dermatologista. O atendimento se dá de diversas demandas, espontâneas ou por encaminhamento. Com a confirmação da gravidez, a adolescente é vinculada à rotina de pré-natal e, logo, é agendada a consulta do companheiro com o clínico geral.
Os atendimentos são individuais e em grupos, realizado por meio dos projetos: Conversa de Adolescentes, Grupo Liberdade, Repensando a Nossa Sexualidade, Sessão Pipoca, Planejamento Reprodutivo e Puerpério, Grupo de Gestantes, Curso Saúde e Cidadania. Desde 2004, já passaram pelo CRA cerca de 12 mil pessoas.
O CRA fica na Rua das Laranjeiras s/nº, Imbetiba, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Outras informações pelo telefone 2796-1059.