logo

Centro de Zoonoses realiza ações de combate aos roedores

14/09/2011 15:04:25 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Os agentes intensificam os trabalhos em pontos considerados estratégicos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé, vem realizando um trabalho permanente de controle de roedores em vários bairros da cidade. Durante o período chuvoso os agentes intensificam os trabalhos em pontos considerados estratégicos.

Segundo o supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal cerca de 20 agentes atuam no controle de roedores. Além da identificação das tocas os agentes fazem um trabalho de orientação e conscientização.
Após a identificação das tocas os agentes fazem a colocação das iscas (inseticidas), de forma adequada, sem riscos para o homem ou para outros animais. O alvo principal é a ratazana, espécie de roedor que vive fora das casas, em tocas subterrâneas.

- Evitar o acúmulo de lixo, conservar os alimentos tampados e em locais apropriados, colocar soleira nas portas, manter o vaso sanitário fechado são medidas que podem evitar a presença do roedor -, recomenda.

Após a colocação das iscas, a equipe volta ao local dentro de 10 dias para verificar como esta a infestação de roedores.

De acordo com o consumo os agentes verificam quais são os pontos mais críticos para diagnosticar que tipo de infestação o local apresenta. A partir daí é desenvolvido um trabalho educativo em que são passadas orientações básicas ao cidadão como por exemplo, higiene, limpeza, acondicionamento de alimentos, resíduos, entulhos e todo o tipo de material.

Perigo – Os agentes alertam que os ratos são transmissores da leptospirose, doença que pode levar a morte. A doença é transmitida pela urina do rato e a contaminação se dá, geralmente, pela ingestão ou contato da pele com água contaminada.
Os sintomas são febre e dor muscular, principalmente na batata da perna. É importante a população comunicar a presença de roedores para que o controle seja feito.