Foto: Kaná Manhães
O Centro de Convivência do Idoso será inaugurado no próximo dia 12 pela Prefeitura de Macaé
Com a presença do governador Sérgio Cabral já confirmada, o Centro de Convivência do Idoso será inaugurado no próximo dia 12 pela Prefeitura de Macaé. A Subsecretaria do Idoso está acertando os últimos detalhes na unidade, que vai começar a funcionar de forma gradual. Durante a semana estão sendo acertadas parcerias entre órgãos da Prefeitura para incrementar os serviços oferecidos.
Construído no bairro da Ajuda de Baixo, o Centro oferece diferentes tipos de ações para a terceira idade, incluindo cursos, atividades recreativas e atendimento médico. Ao todo, são 2.793 metros quadrados de área construída em um terreno de 9.252,56 metros quadrados.
De acordo com a subsecretária do Idoso, Mari Reis, uma das parcerias já acertadas é com a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan). O objetivo é implantar no Centro de Convivência um serviço de avaliação e acompanhamento dos idosos, para o desenvolvimento de programas nutricionais com foco na prevenção de doenças.
Segundo a coordenadora da Catan, Débora Menezes, o cadastro e acompanhamento de grande parte dos idosos serão feitos no próprio Centro de Convivência, por uma equipe a ser capacitada.
– A Catan ficará responsável pela alimentação de dados no sistema e de informar periodicamente os resultados ao Centro de Convivência, assim como capacitar equipe para desenvolver este ou qualquer outro serviço em prol dos idosos, explicou.
Outras parcerias que já estão sendo acertadas são com a Fundação Macaé de Cultura - que deverá implantar uma biblioteca no Centro de Convivência e ser parceria em eventos no auditório, como atividades culturais e exibição de filmes – e com a Secretaria de Mobilidade Urbana, que vai viabilizar o transporte.
Já foi definido que ações que hoje são desenvolvidas na sede da Subsecretaria do Idoso, como os cursos de pintura, artesanato, atendimento com psicólogo e oficina de memória, serão transferidas para o Centro de Convivência. “Assim, os serviços poderão ser ampliados com mais horários. Isso sem contar com o espaço, que é bem melhor”, explica Marli Reis.
O espaço irá oferecer toda infraestrutura para os usuários. O local contará com salas para atendimento médico e cursos diversos, além de auditório para 187 pessoas, academia de ginástica, capela, pista para caminhada, estacionamento, praça de alimentação, área administrativa, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, restaurante e lanchonete.