logo

Centro do Idoso encerra cursos e entrega certificados

04/10/2012 18:25:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Maurício Porão

O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira

Ao som de acordes tocados pela Camerata da Petrobras, que emocionou a plateia presente no auditório do Centro de Convivência do Idoso Elisa Lamoglia Mussi (CCI) com as peças “Libertango”, “Nascente”, “Inverno porteño” e “Asa Branca”, foi aberto na tarde desta quinta-feira (4), a cerimônia de entrega dos certificados a 33 formandos dos cursos de salgados e corte e costura.

Ao abrir o evento, a subsecretária do Idoso, Marli Reis destacou a parceria da secretaria de Educação (Semed) que, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), proporcionou qualificação e entretenimento aos concludentes dos cursos.

- É com muita alegria que abrimos nesta tarde esta comemoração pela primeira turma de salgadeiras e de corte e costura executado aqui no Centro do Idoso. Graças à parceria mantida com a secretaria de Educação estamos proporcionando uma melhor qualidade de vida aos nossos idosos – pontuou, informando que a Semed participa com outras qualificações como bombons finos, o EJA (alfabetização) e com o ensino de canto.

Além da subsecretária, a mesa de abertura foi formada pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilea Ramos, pela presidente de honra dos grupos da Terceira idade, Margarida Mussi, e pelas professoras Jackeline e Neuda Freire.

Agradecendo aos parceiros e parabenizando os formandos, a coordenadora do Centro do Idoso, Dulce Figueiredo disse que o órgão tem gerado mais opções para a Terceira Idade com as capacitações oferecidas. Ela convocou todos os idosos de Macaé para reviverem no Centro.

- Aqui oferecemos aos idosos de Macaé um espaço para sua qualificação e lazer. O centro possui uma infraestrutura necessária com salas para atendimento médico, fisioterápico e cursos, um auditório, academia de ginástica, pista para caminhada, estacionamento, praça de alimentação e lanchonete. Disponibiliza também capela ecumênica, sala de apoio psicológico, sala de estar, serviço social e os cursos de pintura e artesanato, entre outros – explicou.

Em sua fala a professora de corte e costura Neuda Freire destacou a função do Cetep na qualificação de mão de obra em Macaé. A professora agradeceu o espaço do Centro do Idoso e disse que os cursos são conquistas de todos. “O sucesso é mérito de todos porque fomos construindo no dia a dia de nossas aulas. Observamos também o comprometimento da subsecretaria do Idoso e da coordenação deste Centro na qualificação da Terceira Idade”.

Para Djanira Botelho, de 82 anos, moradora da Fronteira, a capacitação como salgadeira vai render bons frutos. “A partir de agora, como salgadeira formada, vou fazer quitutes deliciosos para minha família e meus amigos”, disse. Já para Ângela Maria, de 58 anos e moradora da Ajuda de Baixo, o curso de corte e costura veio aperfeiçoar seus conhecimentos. “Gostei muito porque é mais uma atividade para desenvolver minha mente. Já estou fazendo saias, vestidos e blusas para minha netinha, com as confecções feitas em casa”, acentuou.


Fotos Relacionadas