Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais freqüente da doença, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. No entanto, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura. E é propondo um dia de conscientização e informação que a Prefeitura de Macaé prossegue firme em um trabalho efetivo no combate a esse mal. Neste sábado (26), das 9h às 14h, o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas vai promover uma campanha de conscientização sobre a doença.
Uma equipe estará à disposição para esclarecer e informar sobre as características e tratamentos. Caso sejam percebidas ou confirmadas lesões sugestivas desse tipo de câncer, os pacientes serão encaminhados para o tratamento.
O Ministério da Saúde esclarece que o câncer de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Indivíduos de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vitimas do câncer de pele. Os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares.
Entre os principais fatores de risco para se desenvolver a doença estão: história familiar de câncer de pele; pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros; pessoas que trabalham freqüentemente expostas ao sol sem proteção adequada; exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.
Como se proteger – Para se proteger, no trabalho ao ar livre, não deixe de usar: chapéus de abas largas; camisas de manga longa; calça comprida. Se puder, use óculos escuros e protetor solar. Procure lugares com sombra, sempre que possível; evite trabalhar nas horas mais quentes do dia.
No lazer, evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15.
Auto-exame – Um auto-exame da pele pode identificar alguns sinais da doença. Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente, as mãos, antebraços, braços e axilas. Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas, além da região genital. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os espaços entre os dedos. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas. Também com o auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.
O que procurar:
- Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
- Feridas que não cicatrizam em quatro semanas;
- Mudança na textura da pele ou dor.