logo

Centro Municipal de Idiomas faz entrevista para contemplar alunos com livros

23/02/2016 09:24:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Comunicação Funemac

O Centro Municipal de Idiomas (CMI) está realizando entrevista de avaliação socioeconômica dos alunos matriculados, entre 12 e 18 anos, que solicitaram a isenção dos livros didáticos. O trabalho está sendo feito pela Superintendência Acadêmica da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e as entrevistas são agendadas previamente com os responsáveis pelos alunos.

Os critérios de elegibilidade para a aquisição do material levam em conta o nível de vulnerabilidade socieconômica do aluno, ou seja, a classificação é feita de acordo com a renda, condições de moradia da família e do aluno e sua procedência escolar, mediante comprovação dos dados no ato da entrevista.

A entrevista é realizada pela assistente social da Funemac, Adriana Feliciano. Ela informou que, em 2015, 42 estudantes atenderam os critérios preestabelecidos e receberam o material em regime de consignação. Este ano a avaliação começou no dia 15 e foi concluída na sexta-feira (19).

- O responsável pelo estudante assina um termo de compromisso para devolver os livros no fim do semestre letivo do CMI. E há regras para uso desse material, como manter em bom estado de conservação, não rabiscar, não rasgar, porque depois esses mesmos livros poderão ser usados por outros alunos que precisam -, explicou Adriana Feliciano.

O Centro Municipal de Idiomas oferece, gratuitamente, cursos de Inglês e Espanhol, prioritariamente, para alunos da rede pública municipal de ensino. Na estrutura da Funemac, o CMI está vinculado ao Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs), da Superintendência Acadêmica, e funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.