960 alunos do Cetep, que está completando três anos, receberam os certificados de conclusão de 18 cursos
Mais uma formatura dos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu nesta quinta-feira (4), no salão do Tênis Clube sede social. Na ocasião, 960 alunos do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que está completando três anos, receberam os certificados de conclusão de 18 cursos subsidiados pela Prefeitura e pelo Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), realizado em parceria com a Petrobras.
- Estes alunos encerraram um dos momentos mais significativos da vida de um ser humano, que é ir à busca do saber, através da profissionalização, que os torna cidadão com mais oportunidades na vida. A nossa função de tornar Macaé uma cidade inteligente, com competência e sabedoria está sendo cumprida. Em muito pouco tempo, nenhum cidadão que precise estudar terá que ir embora - disse a vice prefeita Marilena Garcia.
Com mais esta formatura, o Cetep já entregou cerca de 14 mil certificados emitidos entre cursos 100% subsidiados pela Prefeitura e os cursos do Prodesmar. Em sua primeira etapa, concluída com sucesso antes do previsto, o projeto foi responsável por 6.985 formandos nos 54 cursos oferecidos pelo projeto. Este ano o Cetep cumpre a segunda etapa, com meta de formar 3.050 pessoas em 24 cursos até novembro. Com a formatura desta semana, onde 600 pessoas serão certificadas, mais de 50% desta meta estará cumprida.
- Essa parceria entre Prefeitura e Petrobras iniciada em 2008 formou 560 alunos no mesmo ano, 6500 alunos em 2009, 4900 alunos em 2010 e, em 2011, até agora, 2100 alunos. Ou seja, já foram quase 14 mil alunos formados nestes três anos. E com certeza em 2012 vamos capacitar e formar mais alunos, porque novos parceiros sugiram. Nosso objetivo é transformar Macaé na cidade do conhecimento. Por isso hoje ninguém precisa mais viajar para se formar ou fazer um curso de qualificação, pois tudo isso já é disponibilizado pela Prefeitura de Macaé – disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
Os números apresentados nestes pelo Cetep nestes três anos também foram destacados pelo Gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Bacia de Campos (UO-BC/Petrobras), Lincoln Weinhardt, que representou a Gerência Geral da empresa: “O Prodesmar é o principal programa em parceria com o município. E este programa qualifica para diversas outras áreas além da cadeia do petróleo e é muito bom ver que ele está caminhando bem”, afirmou.
Já a diretora presidente do Cetep, Waleska Freire, comemorou a renovação do convênio com a Petrobras. "Obtivemos a autorização da empresa para o oferecimento do curso de Pintura Industrial, o que acreditamos que será muito importante para as pessoas que desejam ingressar no mercado. Além disso, o convênio está sendo fortalecido com a adesão de novas empresas", ressaltou.
Para o aluno Marcusuel Berriel, que recebeu o certificado em NR-10, essa formação é um estímulo para que cada um dos formandos continue a se qualificar e a crescer profissionalmente: “Para entrar e se manter no mercado de trabalho, é preciso ter uma certificação. Especialmente para mim, já que será muito útil no dia a dia, já que a minha empresa exige esta qualificação”, explicou o eletricista.
Além dos cursos do Prodesmar, o Cetep possui cursos subsidiados integralmente pela Prefeitura, os cursos do Programa Educa Mais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA). As aulas são ministradas em salas de aulas da sede do Cetep, das escolas municipais da rede, Macaé Facilita de Córrego do Ouro, Copa na Barra, entre outros. Além destes, nos próximos dias, 10 empresas de Macaé e região assinarão a adesão ao Prodesmar.