Foto: Ana Chaffin
Macaé recebeu material para dar início à ampliação da ETE do Mutum
O município já adquiriu e Macaé recebeu nesta quinta-feira (07) material para dar início à montagem da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, marcando uma nova fase de obras no saneamento básico do município e chegando mais perto da despoluição total da Lagoa de Imboassica, importante manancial de água do município.
Com a ampliação, a ETE do Mutum, que hoje capta e trata 20 litros de esgoto por segundo, passará a captar e tratar 40 litros de esgoto por segundo. A área ocupada pela nova ETE fica ao lado da atual estação e, o local onde será instalada, já foi concretado em área de 17 metros e 25 centímetros de diâmetro.
Com a chegada do material, começará ainda esta semana, a nova fase de ações na ETE do Mutum, a de montagem da estrutura da ampliação, nos mesmos moldes da estação ao lado e que está em pleno funcionamento, tratando o esgoto que é captado nas localidades próximas à ETE e que é lançado com mais de 95% de pureza na Lagoa de Imboassica.
A ampliação dessa estação se fez necessária para atender as demandas de uma área do município, com localidades que vêm crescendo, acompanhando o desenvolvimento crescente de Macaé. Estão situadas no entorno da ETE do Mutum, na área sul da cidade, localidades como Morada das Garças, Lagoa, São Marcos, Mirante da Lagoa, Jardim Guanabara, entre outras.
Quando a ETE do Mutum estiver ampliada e as localidades situadas no seu entorno estiverem com as redes de esgotamento sanitário concluídas e interligadas, a Lagoa de Imboassica será totalmente beneficiada, deixando de receber o impacto do lançamento de esgoto in natura, avançando nas questões ambientais visando a qualidade de vida da população.
A ampliação da ETE do Mutum representa para a prefeitura de Macaé avanços na busca pelo saneamento básico total do município. A prefeitura vence etapas do cronograma da Parceria Público Privada (PPP), com o município caminhando para atingir a meta de, em quatro anos, ter todo o esgoto captado e tratado.
Essa PPP foi firmada entre a prefeitura, através da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), que fiscaliza as ações, e a empresa vencedora da licitação para realizar as ações de esgotamento sanitário, a Foz do Brasil.
ETE do Mutum
A ETE do Mutum faz parte dos quatro grandes subsistemas em que foi dividida a cidade, em relação ao tratamento de esgoto: Mutum, Centro, Aeroporto e Lagomar.
A ETE do Mutum foi inaugurada em 2009. Estava desativada e foi recuperada, entrando em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2013. Capta e trata 20 litros por segundo, com mais de 95% de pureza do efluente coletado e tratado. Ampliada, a estação poderá tratar 3 milhões de litros por dia, que deixarão de ser lançados na Lagoa de Imboassica sem tratamento, poluindo o manancial.
Para o pleno funcionamento da ETE do Mutum, a prefeitura está com várias frentes de obras no Mirante da Lagoa, Jardim Guanabara e Morada das Garças, construindo as novas redes que transportarão o esgoto até a estação de tratamento. Serão no total 14 km de rede coletora, 3 km de linhas de recalque e 2 km de coletor tronco. Além destes investimentos, serão construídas seis novas estações elevatórias no subsistema e a previsão é de que a ETE Mutum ampliada entre em operação em janeiro do próximo ano.