Cidade Universitária inicia ano letivo

25/02/2010 11:27:03 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria Municipal de Educação receberá, na Cidade Universitária, neste ano, 500 novos estudantes universitários dos cursos da UFRJ e UFF, 70 do Colégio de Aplicação (CAp) e 240 do Centro Municipal de Idiomas (CMI). O ano letivo no campus começou segunda-feira (22), com a aula inaugural do CAp e dos cursos da Faculdade Pública Municipal, a FeMASS. Atualmente, o pólo comporta 12 cursos superiores.

Estudantes e pais lotaram o auditório da Cidade Universitária para a aula inaugural. Depois da apresentação do novo projeto da Secretaria de Educação, os estudantes participaram de dinâmicas com os professores e os pais foram convidados para a primeira reunião com a direção do colégio.

Um dos objetivos do CAp é viabilizar aos estudantes de Macaé, especialmente os das redes públicas municipal, acesso ao ensino superior, tendo em vista a oferta de 12 cursos de graduação em parceria com universidades pública na Cidade Universitária. Dos 70 alunos selecionados, 80% são da rede municipal e 20% das demais redes públicas e da privada.

A subsecretária Pedagógica, Gelda Tavares, e o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé, Joelson Tavares, representaram a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, durante a solenidade. A subsecretária, que destacou que o CAp é uma das metas da Secretaria de Educação para 2010 já cumpridas, ressaltou: “Esse é um espaço de cultura, pesquisa e criatividade, de forma a responder às necessidades da comunidade”.

Já Joelson Tavares salientou o incentivo do prefeito Riverton Mussi e da secretária de Educação, Marilena Garcia, que tornou esse projeto realidade e destacou:”A universidade pública tem um compromisso com o restante da sociedade, devendo devolver o investimento em forma de ações transformadoras”.

Além da formação em nível médio em horário integral, das 8h às 16h, com oficinas de reforço escolar, redação e informática, os estudantes cursarão inglês e espanhol e irão participar de oficinas de artes e de xadrez. Os alunos terão à disposição os laboratórios e a biblioteca da Cidade Universitária. O projeto piloto desenvolvido pela FeMASS conta com a parceria de pedagogos da UFRJ e foi elaborado segundo o modelo do colégio de aplicação dessa instituição.

A formação cidadã é um dos principais focos do projeto, além do incentivo para a constante construção do conhecimento. Por isso, está reservado na carga horária um módulo de metodologia científica visando à iniciação em pesquisas. Também os docentes do CAp desenvolverão pesquisas. Para isso, e para planejarem o material didático, eles terão dedicação exclusiva à escola. Todos os professores são efetivos da rede municipal.

A princípio, as aulas do Colégio de Aplicação e do Centro Municipal de Idiomas acontecerão na Cidade Universitária. Assim que concluídas as obras do prédio anexo ao do Senai, na Virgem Santa, as atividades serão transferidas para lá.

Calendário

Depois do ingresso dos alunos do CAp e início das aulas dos cursos diurnos e noturnos da FeMASS, a Cidade Universitária receberá, em 1º de março, os alunos dos cursos da UFF e os veteranos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da UFRJ. Em 22 de março, começam as aulas dos veteranos dos cursos de Biologia, Química e Farmácia da UFRJ. Do dia 29 ao 31 de março, acontece a recepção aos calouros dos seis cursos da UFRJ. Na programação do “Trote Solidário” estão doação de sangue e de medula, panfletagens educativas e doação de alimentos, numa campanha contra a violência.