Cidade Universitária recebe Encontro de Empresas Juniores

23/09/2022 18:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Cerca de 500 empresários juniores de todo o estado participam da programação que segue até domingo (25)

Cerca de 500 empresários juniores de todo o estado participam, até domingo (25), do 18º Encontro Fluminense de Empresas Juniores (EFEJ) 2022, iniciado nesta sexta-feira (23), na Cidade Universitária, palco para os participantes estreitarem as conexões entre as EJs da rede fluminense. A programação será marcada por troca de informações, experiências com parceiros, iniciativas inovadoras, tendências do mercado, apresentação de cases de sucesso, além de imersões de cultura e conexão.

Temas como disciplina de empreendedorismo, liderança, gestão empresarial, como lidar com conflitos, com projetos e afins, serão debatidos ao longo destes três dias. O objetivo é fomentar a cultura do empreendedorismo em todo o estado do Rio de Janeiro.

Nesta sexta, a chegada dos empresários juniores movimentou o credenciamento na Cidade Universitária. Muitos aproveitaram para se conhecer, posar para fotos e trocar conhecimentos. Participam do evento representantes da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santo (FeMASS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal Rural, Estácio de Sá e Faculdade Salesiana.

Entusiasmada, a presidente executiva da Rio Junior Federação, Júlia Helena Vasconcelos, pontuou que , após a pandemia, este será um dos maiores eventos da história. “A intenção é permitir com que cada empresário consiga se conectar, desenvolver lideranças e fomentar as empresas. O evento é considerado o maior da história em empreendedorismo e liderança jovem”, ressalta acompanhada das integrantes da “Rio Junior”, Larissa Arêas e Mayara Ferreira.

Para a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, o encontro será a oportunidade de vivenciar experiências e aprimoramento de conhecimento dentro do ambiente universitário. “Com certeza este evento será um caldeirão, marcado por informação, conexão, vivências e muitas oportunidades”, ressalta.

Nesta sexta-feira, a programação contou com o “Exquenta”, momento de dinâmica e interação entre os participantes e a apresentação magna intitulada #eusou, com destaque para as experiências dos pós juniores, Caio Mattos e Rebecca Leite, com abordagens sobre o legado da Empresa Júnior e os impactos, além do momento de paralelas com debate de pautas com conteúdos específicos. São eles: “E o que me torna especial?”, “ Qual é o meu papel aqui?”, “Como ser líder de si e do outro?” e “Formação de cultura organizacional”.

Neste sábado (26), haverá a magna #parasermos e apresentação dos cases da Meta Consultoria - EJ Inovadora e Legado Consultoria - Futuro da rede; Cefet-RJ. Já as paralelas serão às 14h, com os temas: “Sucesso do cliente”; “Vendendo de forma inteligente”; “O segredo das soluções inovadoras”; “Diversidade e inclusão no dia a dia da Empresa Júnior” e “ Inovação com foco em pessoas”. No domingo (27), a magna terá como pauta #somos. Também no último dia do encontro será elaborado um relatório com informações gerais sobre o evento.

Atualmente, Macaé conta com nove Empresas Juniores ligadas às instituições de ensino superior da cidade e estão incluídas no Mapa Acadêmico de Macaé: Case Empresa Junior (FeMASS), Catena Consultoria (UFRJ), Destra Jr Assessoria Jurídica (UFF), RootLocus Automação Jr (IFF), Merx Assessoria Junior (UFF), Farmac Jr (UFRJ), Auge Consultoria Júnior (Salesiana), Ecolagos Educação Ambiental Júnior (UENF/CEDERJ) e o Escritório Modelo de Inovação em Engenharia (Estácio de Sá).

Vale lembrar, que as Empresas Juniores são associações sem fins lucrativos e com finalidade educacional, formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico.

O 18º Encontro Fluminense de Empresas Juniores é organizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro (RioJunior) e conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior da Prefeitura de Macaé.


Fotos Relacionadas