Foto: Robson Maia
Cidade Univeritária: referência regional em ensino superior
Macaé está se transformando em um dos principais pólos de ensino superior da região Norte Fluminense. Para 2011, a Cidade Universitária, criada pela prefeitura de Macaé, vai abrir mais 520 vagas para cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e para a Universidade Federal Fluminense (UFF). São 360 vagas para a UFRJ e 160 para a UFRJ.
A UFRJ oferece 120 vagas para Engenharia, 60 vagas para Ciências Biológicas; 25 para bacharelado em Química e 25 para licenciatura; 20 para Nutrição; 60 para Medicina, 10 para Farmácia e 40 para Enfermagem e Obstetrícia, para ambos os semestres de 2011. A UFF abriu no pólo universitário do município, para o primeiro semestre, 40 vagas nos cursos noturnos de Administração e de Ciências Contábeis. Ainda oferece 40 vagas em cada semestre do próximo ano no curso de Direito, turno da manhã. A primeira etapa de provas da UFF será dia no 14 e a segunda em 19 de dezembro.
Para o secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia, o desenvolvimento dos cursos de graduação das universidades federais e a chegada dos cursos de Engenharia da UFRJ na Cidade Universitária são de grande importância para o desenvolvimento de toda a região. “Por meio da produção de conhecimento e do domínio de novas tecnologias, teremos um avanço não só econômico como também social. Em Macaé, buscamos a excelência da educação pública e gratuita em todos os seus níveis”, frisou.
Na UFRJ, apenas os candidatos que tenham feito as provas do ENEM de 2009 e/ou de 2010 concorrem às vagas a serem preenchidas através do MEC/SiSU. O Comprovante de Confirmação de Inscrição (CCI) no vestibular da UFRJ estará disponível aos candidatos a partir desta sexta-feira (5), no site www.acessograduacao.ufrj.br.
O ingresso na UFRJ será feito de modo que 40% das vagas oferecidas sejam preenchidas através do vestibular organizado e executado pela UFRJ e as demais 60%, através do MEC/SiSU, excluído os cursos que exigem Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE). Com isso, das 120 vagas para Engenharia que foram abertas para Macaé (primeiro semestre), 48 são reservadas ao Enem e 24 são da cota Enem/SiSU. As provas da UFRJ acontecerão em 15 e 21 de novembro e o resultado será divulgado em 15 de janeiro.
Neste sábado e domingo (6 e 7) acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Estado do Rio de Janeiro foram 314.962 inscritos para essa seleção. Ao todo, 60% das vagas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificado do MEC/SiSU. Por esse sistema, os candidatos são selecionados com base somente na nota obtida nas provas do Enem.