logo

Ciência e Tecnologia discute políticas públicas para o setor

18/07/2013 17:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Um dos assuntos discutidos foi a implantação do Parque Científico Tecnológico de Macaé

Discutir políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação. Esta foi uma das finalidades da reunião realizada nesta quinta-feira (18), com representantes da subsecretaria de Ciência e Tecnologia e integrantes de instituições como Fundação Macaé de Cultura (FMC), secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Educação, Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), além das universidades Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Outro objetivo do encontro foi unir as universidades, iniciativa privada e o poder público para questões voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social de Macaé. Foi iniciada a formação de grupos de trabalho, que visa abrir um canal permanente de discussão voltado para os crescimentos econômico, científico e tecnológico.

Com o atual governo, a subsecretaria de Ciência e Tecnologia, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, tem o objetivo de estabelecer como prioridade a resolução de questões sociais, apostando com desenvolvimento científico e tecnológico como fator decisivo para transformação da realidade social.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – No encontro, também começou a composição da Comissão Municipal para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A intenção é contribuir na organização da programação, que é organizada pelo Centro de Extensão da UFRJ. O evento vai acontecer no país entre os dias 21 a 27 de outubro, no entanto, em Macaé, ainda estão sendo definidos os dias e o local para a realização. A proposta da UFRJ é divulgar o campus de Macaé, para que a comunidade conheça o dia-a-dia dos alunos, professores e cientistas.

Além disso, a semana será direcionada a estudantes do Ensino Fundamental e toda a sociedade. O objetivo é popularizar a ciência e intensificar a conexão entre as atividades esportivas, culturais e científicas, sempre com a intenção de levar a reflexão sobre as áreas voltadas para ciência e tecnologia.

No município, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também será aberta aos universitários e professores. O evento contará com oficinas temáticas de cunho científico e tecnológico, que serão ministradas pelos professores- coordenadores de cursos e universitários monitores. 

O tema deste ano será “Ciência, Saúde e Esporte”. A intenção é aliar atividades diversas como manifestações culturais, esportivas e ciência. Outro objetivo da coordenação do evento é montar uma tenda ampla, que contará com espaços reservados para atividades diversificadas.

A previsão é que o local seja reservado para circuitos com ações, que devem durar no máximo vinte minutos. Todas as oficinas serão ministradas pelos alunos dos 11 cursos de graduação. Para organizar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a rede municipal vai delimitar junto aos dirigentes das unidades municipais uma agenda específica de visitas das escolas. Já o público também terá um horário especial para visitação.

Parque Tecnológico - Outro tema que foi abordado no encontro é a implantação do Parque Científico Tecnológico.

O Parque Científico Tecnológico de Macaé poderá atender grande parte das lacunas tecnológicas da Bacia de Campos e terá como um dos seus principais objetivos, estimular a geração, a difusão e a transferência de conhecimento das instituições de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento e inovação para o setor produtivo, assim como capacitar pessoas e empresas da região por meio de centros de competência, apoio das instituições produtoras e difusoras de conhecimento já existentes.

A expectativa do Governo Municipal é que haja inovação do arranjo produtivo do petróleo e gás da Bacia de Campos e da atuação das empresas ligadas a tecnologias e pesquisas.