Ciep Darcy Ribeiro: da Educação Infantil ao Ensino Médio

15/02/2011 08:52:06 - Jornalista: Clinton Ddavisson

O Ciep Darcy Ribeiro, no bairro Nova Holanda, é uma das unidades escolares que mais tem se destacado por iniciativas inovadoras junto à rede municipal de ensino. Este ano, a escola inicia o ano letivo atuando nos três setores do ensino. Além de Pré-Escolar – de três a cinco anos e Fundamental – a partir dos seis anos, a escola contará também com a creche para crianças do Maternal I, até dois anos e maternal II, de dois a três anos. Assim, a comunidade do Nova Holanda passa a contar com vagas para mais 40 crianças.

Para a diretora Marli Ribas, a escola está recebendo da Secretaria de Educação toda a infraestrutura necessária para receber as crianças. “Quanto maior o número de alunos, maior a responsabilidade. Já recebemos colchonetes novos, travesseiros, cobertores e foram contratados mais dez profissionais para poder atender a esses novos alunos”, explica.

De acordo com a diretora adjunta, Jucilene de Souza Magalhães, além de dois professores novos, a Secretaria de Educação contratatou mais oito profissionais de apoio. “Total, o Ciep já soma 50 professores, além de outros profissionais de educação. Todo mundo muito animado para começar o ano letivo e dar o melhor para atender os alunos”, conta.

No final de 2009, o Ciep foi totalmente reformado ganhou mais nove salas de aula, totalizando 30 salas, laboratório de informática com 14 computadores, parque de diversões e oficina de teatro que irão beneficiar os 550 alunos do Pré I até o 5º ano do Ensino Fundamental. Neste mês, a escola ainda recebe o Natal Solidário da Petrobras para a Educação Infantil.

A subdiretora Marcela de Paula avisa que para 2011, a escola já começou a colocar em prática o projeto “Identidade e Autonomia – Quem sou eu?” que visa proporcionar às crianças uma visão mais ampla de si mesmas, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico. “É importante compreender a importância e a necessidade do outro como espelho e melhorar a auto-estima das crianças”, destaca.

De acordo com Marly, em 2010, foram desenvolvidos diversos projetos em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação de Macaé (Semed). Entre eles se estacam o Projeto Noel Rosa que trabalha a cultura brasileira através da música; o Projeto África do Sul que levou a pesquisar a cultura de todo o continente africano, aproveitando o destaque da Copa do Mundo; o Café Literário que premia os alunos que mais lerem livros durante o ano; a Semana da Cultura que cria diversas oficinas que se dividem em várias categorias culturais; além dos trabalhos envolvendo diversidades culturais e confraternização. O Ciep também faz campanhas de preservação do meio ambiente, economia de água e combate a dengue.