Foto: Rui Porto Filho
A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima
Os alunos do Ciep 455 Municipalizado Maringá, no Campo D’Oeste, participaram de uma atividade diferente nesta quarta-feira (24). Em celebração ao Dia da Árvore (comemorado em 21 de setembro), estudantes do Fundamental 1, puderam conhecer um pouco mais sobre a importância da arborização e da natureza para a vida na terra. Eles participaram do plantio de árvores, ao redor da escola. Ao todo, 21 árvores como pau ferro, ipê roxo, babosa branca e aldrago, foram plantadas.
A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, que contou com parceria da empresa Halliburton, que entrou com a mão de obra para a atividade, que foi promovida em dois turnos, manhã e tarde, e mobilizou cerca de 300 alunos. A atividade contou, ainda, com uma oficina de horta, onde as crianças puderam plantar temperos e hortaliças como orégano, salsinha, couve, cebolinha e coentro e levar para fazer o cultivo em suas casas.
O secretário de Ambiente, Phelipe Salgado, participou da abertura da atividade e falou aos alunos sobre a importância dessa ação, que é um despertar destes jovens para o cuidado com a natureza.
“Estamos muito felizes de fazer parte desse projeto aqui nesta escola, que é muito importante para o município. Hoje essas árvores estão jovens, mas vão crescer, igual a vocês. Quando vocês saírem da escola, talvez elas estejam chegando à fase adulta e vocês terão a oportunidade de vê-las crescer, cuidar delas, tomar conta, molhar, todos os dias. Não deixar ninguém depredar e isso vale tanto para dentro da escola de vocês, quanto na rua. Nosso futuro não está longe do que a gente está vivendo hoje. Tudo que a gente precisa vem da natureza e quando cuidamos da natureza, cuidamos do nosso futuro”, defende o secretário.
“A arborização nas escolas faz parte do projeto Macaé Mais Verde e mais uma vez podemos fomentar essa importante ação. Além do plantio de árvores, os alunos participam de uma oficina de jardinagem onde vão aprender a cultivar e repetir essa atitude em suas casas. Essa é uma forma de conscientizar e proteger o ambiente”, observa Fernanda.
“Gostamos muito dessa aula diferente e quero fazer isso em casa”, afirmou Moço.