
Foto: Ronan Alexandre
O documentário foi exibido na sede da 15ª Subseção da OAB, na tarde desta quinta (4)
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realizou na tarde desta quinta-feira (4), o Cine Debate sobre o documentário: “A Primeira Advogada do Brasil- Myrthes Gomes dos Campos e a Jornada pela Emancipação Feminina”, no auditório da 15ª Subseção da Ordem dos Advogados (OAB), Macaé. A atividade é alusiva aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
A presidente da OAB Macaé, Ana Agleice Poncio Destefani, agradeceu a presença de todos.
A secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Quelen Rezende, agradeceu a parceria da OAB e a presença de homens também na programação.
“É muito emocionante falar sobre a vida da Myrthes e ver o que ela passou e perceber que muitas de nós passamos por tudo isso ainda nos dias de hoje. Ela foi a primeira advogada em 1875, isso demonstra a grandeza dessa mulher, que enfrentou preconceitos stigmas. É uma honra participar desse documentário que ficou sensacional, além das minhas expectativas e espero que essa mensagem alcance outros espaços e que as mulheres possam ocupar lugares que são predominantemente ocupados por homens e que todas mulheres seguram as mãos umas das outras”, ressaltou.
A secretária comentou ainda sobre a alegria da Lei Municipal nº 5.423/2025, sancionada pelo prefeito Welberth Rezende, no dia 2 de dezembro que institui o “Dia Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio”, que agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Macaé.
“A nossa luta é desmistificar que o assunto é só de interesse das mulheres, mas sim de toda uma sociedade que é machista, patriarcal e existem até mulheres que são machistas. Temos mulheres incríveis que ocupam os seus espaços junto com os homens. O homem que geralmente é o que pratica violência contra a mulher, por isso temos que ensinar nossos meninos a respeitarem as meninas. A Secretaria de Mulher está de portas abertas para homens e mulheres”, disse.