logo

Cineclube Macaba Doce: homenagem a Thales de Moraes

16/07/2012 12:12:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo - com assessoria

Uma pequena mostra da trajetória do jovem cineasta macaense Thales de Moraes, falecido no início de 2012 de maneira precoce, será mostrada em sessão do cineclube Macaba Doce. O documentário será exibido na próxima quinta-feira (19), às 19h, no Solar dos Mellos, Rua Conde de Araruama, 248, Centro. A entrada é franca e a classificação é de 16 anos. Na programação está o filme “Profana”, de João Rocha, com produção de Thales de Moraes.

A partir de julho de 2012, o Cineclube Macaba Doce retoma suas atividades, através de uma parceria institucional com o Centro Cultural Rinha das Artes, que vai sediar as sessões do cineclube. Em todas as segundas quintas-feiras de cada mês haverá uma sessão cineclubista com entrada livre nas dependências da sede do Grupo de Teatro Acto, na Rua Julio Olivier, 633, Centro.

O objetivo é dar continuidade ao movimento que busca resgatar a cultura e a memória local, além de organizar a população para o debate de questões importantes para a cidade de Macaé. Na história do cineclubismo mundial, o movimento brasileiro teve uma forte contribuição com um modelo próprio, partindo do modelo cinéfilo e elitista dos anos 20 na França para um modelo baseado no cinema do público, de raízes populares.

Esse modelo se consolidou em especial na década de 70, se espalhando por toda a América Latina. Macaé, por meio de iniciativas como o Barracão da Cultura e o Cineclube, hoje Cineclube Macaé/Petrobras, participa desse movimento, que a partir de 2009, ressurge na fundação do Cineclube Macaba Doce.

Com o objetivo de promover a organização do público para o amplo acesso à produção cultural, em especial às produções audiovisuais alternativas, o Cineclube Macaba Doce surge da necessidade de se fomentar o interesse pela cultura popular como incentivo ao regate da memória local e como garantia da preservação da identidade da comunidade em que se insere.

Assim, além de constituir um circuito alternativo de exibição audiovisual, o Cineclube Macaba Doce trabalha no fomento de produções audiovisuais que retratam a dinâmica e a realidade da região.O Cineclube Macaba Doce auxiliou na produção do I Macaé Cine, evento produzido pela Império Produções de João Rocha e Thales de Moraes, ocorrido no ano passado.