O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé promoveu na noite desta terça-feira (16) a primeira sessão do Cinema Comentado de setembro, com o longa Primavera, do gênero drama, de 2021.
O curador do projeto, Gerson Dudus, pontua que setembro tem uma conexão muito grande com uma estação do ano: a primavera.
“Por isso, escolhemos para esse mês filmes que se relacionem com o tema. São quatro filmes, sendo dois longas e dois curtas-metragens”, esmiuçou.
Carlos Porto de Andrade Júnior realizou um filme 'experimental' sobre uma família, no qual a narrativa busca transmitir a saga familiar através de uma linguagem visual única e onírica. A história se desenrola através de um sonho que o filho tem após a morte do pai, recebendo as memórias da família. Ana Paula Arósio, Ruth de Souza, Ruth Escobar estão entre os atores neste filme que começou a ser rodado em 2005.
Marília Gabriela (ganhadora do prêmio de Melhor Atriz no Festival Brasil de Cinema Internacional ao interpretar uma estátua que ganha vida) também está no longa, além da participação de Wernner Schunneman e Carlos Casagrande.
A narração do filme exibido é de Caco Ciocler. Carlos Porto de Andrade Jr roteirizou o filme como um mosaico cinematográfico no qual as imagens filmadas se misturam a imagens de diversos arquivos que vão desde cenas guardadas no Museu do Índio até o Acervo Humberto Mauro. Produzido pela Notábile Filmes, a obra experimental foi feita ao longo de anos por meio de Leis de Incentivo (Audiovisual e Proac-ICMS), co-produções e recursos próprios.
O filme se encerra com a interpretação da cantora portuguesa Eugênia Melo e Castro na música de encerramento. A produção conquistou o prêmio de “Melhor Drama” no México International FF de 2018, “Melhor Longa-metragem de Todos os Gêneros”, no Los Angeles FF de abril de 2018 e “Melhor Filme Experimental” no Only The Best FF em 2021, nos Estados Unidos.
O Primavera de Fernanda, de 2018, drama, e o Primavera Secundarista, de 2016, documentário, são os próximos filmes a serem exibidos, no dia 23. Ambos são curtas-metragens. Depois da Primavera, documentário de 2022, também é um longa-metragem e será exibido dia 30. Neste mês, Cinema Comentado começou na terceira semana de setembro e é realizado sempre às 19h.