A prevenção de acidentes no trabalho é um assunto levado a sério pela Prefeitura Municipal de Macaé. Até a próxima sexta-feira (15), cerca de 38 novos empossados participam de um curso de Capacitação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
O evento acontece na Secretaria de Trabalho e Renda, com carga horária de quatro horas/diária e duração total de 20 horas, conforme determinação do Ministério do Trabalho. De acordo com o presidente da Cipa, Augusto Francisco Adolfo, as determinações e funções dos cipeiros são: observar e relatar as condições de risco nos locais de trabalho; solicitar medidas para reduzir os riscos; discutir os acidentes e riscos; além de orientar os demais trabalhos sobre prevenção de acidentes e estudar os ambientes e atividades de trabalho.
O primeiro dia do curso tratou assuntos básicos como proteção das mãos; inspeção de segurança; atos de insegurança, Equipamentos de Proteção individual (EPI); e mapa de risco. “O objetivo da Cipa é desenvolver ações visando à proteção a acidentes de trabalho e prevenção de doenças ocupacionais. Mediante essas atividades positivas é que a prefeitura tem se mostrado preocupada com os servidores municipais, visando sempre o melhor para os trabalhadores”, ressaltou Augusto.
O curso também aborda assuntos como “Primeiros Socorros” e “Doenças Ocupacionais”. Na oportunidade, estiveram presente também o coordenador de treinamento, Nazareno Marques e o técnico de Segurança do Trabalho, Sérgio Torres Souza, ambos passaram instruções sobre combate a principio de incêndio.
O técnico de segurança da prefeitura, Sérgio Torres, falou sobre a importância desta capacitação para o ambiente de trabalho. Segundo o coordenador de Treinamento, a Cipa tem como meta garantir o bem estar e boas condições de trabalho para o servidor. “Trabalhar com prevenção é mais saudável e mais barato, tanto em custos financeiros como na qualidade de vida do trabalhador”, frisou.
O secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, completa que a função da CIPA é investigar os acidentes, promover e divulgar o zelo pela observância das normas de segurança. “Observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos. Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a Prefeitura”, concluiu o secretário.