Foto: Moisés Bruno
Autoconfiança, equilíbrio físico e até um pequeno aumento de renda. Todos esses são ganhos que alunos de circo-teatro do Programa Art Luz núcleo Sana têm obtido em suas vidas. São cerca de 50 pessoas cujas idades vão dos seis aos 36 anos aprendendo malabarismo, perna de pau e acrobacia aérea com o professor e ator Fabiano José de Freitas. Ele dá aulas no sexto distrito de Macaé há quatro anos.
Fabiano, que é auxiliado pela professora e atriz Alessandra Pereira, disse que as aulas são abertas para todos, sejam eles turistas ou moradores da localidade, muito conhecida por suas belas montanhas e cachoeiras. “Nosso foco é a comédia, com base no cinema mudo e na mímica”, conta o professor de circo-teatro, do programa Art Luz.
- Do teatro, extraímos a expressão corporal e do circo, a técnica. Isso com o objetivo de promover a consciência dessas técnicas aos nossos alunos. Queremos trabalhar para ajudar nas dificuldades e limitações das pessoas, além da arte pela arte, também temos visão humana e psicológica, avalia Fabiano.
Como exemplo de toda esta inclusão e socialização, ele citou o malabarismo que ajuda seus aprendizes a terem equilíbrio físico; a perna de pau que colabora para os alunos a terem autoconfiança, auto-estima, vencendo os medos e adquirindo maior concentração e a acrobacia aérea, que também desenvolve a autoconfiança e a concentração.
Fabiano conta que alguns de seus alunos conseguiram uma renda extra, atuando como artistas de circo-teatro. Aos interessados nestas aulas é só ir à Feira do Artesão que fica no Cria-Sana, nas terças-feiras a partir das 18h, nas quartas-feiras, às 16h e nas quintas-feiras, às 16h.