Codim recebe comitiva de mulheres de Nilópolis

24/11/2006 17:49:26 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Referência no atendimento à mulher na região, a Coordenadoria dos Direitos da Mulher (Codim), em Macaé, recebeu, na tarde desta sexta-feira (24), uma comitiva do município de Nilópolis que veio conhecer os trabalhos realizados pela instituição.

A comitiva liderada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a vereadora Nilcéa Clara Cardoso, foi recebida pela coordenadora da Codim, Vânia Deveza, e a equipe técnica da instituição que repassou como são executados os programas e projetos da coordenadoria.

O objetivo da visita, segundo a presidente do conselho, era buscar subsídio para a instituição de uma Coordenadoria dos Direitos da Mulher, em Nilópolis, que deverá ser inaugurada no mês de dezembro. “Ficamos sabendo do bom trabalho desenvolvido em Macaé e estamos encantadas”, elogiou a vereadora.

Nilcéa Cardoso parabenizou o prefeito Riverton Mussi pelo cuidado e preocupação com as mulheres. “Parabenizo o prefeito por seu engajamento nesse processo, significativo e envolvente e de intenso valor para a mulher que, ainda hoje, é discriminada”, disse.

Vânia Deveza explicou que a Coordenadoria promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher, através da articulação de serviços que envolve a Delegacia de Polícia Civil (123ª DP), o Instituto Médico Legal, a Defensoria Pública e os serviços municipais de Saúde.

Ela também falou das novas ações desenvolvidas pela Codim como o atendimento domiciliar, onde as mulheres ligam para o Disque Mulher (0800-2822108) porque não têm coragem de ir até a instituição. “A equipe, composta por uma assistente social e as estagiárias de Psicologia e Direito, vai a casa dessas mulheres e mostra o trabalho da coordenadoria e, em muitos casos, conseguem com que elas rompam o ciclo da violência e denunciem”, explicou.