logo

Colégio Municipal Pedro Adami é destaque na rede de ensino público de Macaé

26/09/2011 15:34:17 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

Escola é a maior da Região Serrana, com cerca de 730 alunos

O Colégio Municipal Pedro Adami, localizado no distrito de Córrego do Ouro, cada vez mais se torna destaque em relação ao ensino público de Macaé. Considerada a maior da Região Serrana, com aproximadamente 730 alunos, a Escola Polo oferece desde o Ensino Fundamental (3º ao 9º ano), até o Ensino Médio (1º ao 3º ano), incluindo Educação para Jovens e Adultos (EJA – 1º e 2º segmentos e fases). Além do ensino regular, ainda são desenvolvidos projetos em diversas áreas, integrando funcionários, alunos e comunidade.

- O Pedro Adami é uma escola é bem cuidada, organizada e limpa, que conta com excelentes diretores, professores e uma comunidade muito participativa. Além disso, lá são desenvolvidas ações pedagógicas que asseguram o pleno desenvolvimento do estudante. Trata-se de uma escola modelo para toda a região serrana. Os resultados são muito bons e, com certeza, ainda terá excelentes resultados no futuro – disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

Muitas dessas ações se desenvolveram a partir da gestão da diretora Mary Lice da Silva Oliveira Petrilo e de sua equipe, composta pelos diretores adjuntos Sebastião Carlos de Menezes e Márcia dos Santos Silva, que teve início em 1º de janeiro de 2009. Em novembro do mesmo ano, a direção foi afastada do cargo e, após quase um ano de afastamento e a conclusão de que a direção não descumpriu a lei, a equipe retornou ao Pedro Adami em dezembro de 2010. Neste período, foram alcançados resultados significativos, como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Calculado a partir do desempenho obtido pelas escolas públicas de Macaé que participaram da Prova Brasil/SAEB 2009 e nas taxas de aprovação calculadas com base nas informações do Censo Escolar do mesmo ano, o Pedro Adami superou as expectativas para o 5º ano atingindo a meta estipulada para o ano de 2017. Para o 9º ano, o colégio superou a meta de 2009 e atingiu a estipulada para 2011:

- A direção vê o resultado com muita satisfação, pois ultrapassamos as metas previstas. Voltamos empenhados em resgatar todo o prejuízo causado aos alunos durante o ano de 2010 e conseguir bons resultados no Ideb. E não podemos esquecer que somos destaque também no Enem, com índices acima da média nacional.

Totalmente reformado após receber a 13° edição do mutirão Minha Escola Querida, o colégio ganhou novas instalações elétricas e mobiliário, além de obras do projeto “Acessibilidade”, que utilizará verbas do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) para a adaptação dos banheiros aos portadores de necessidades especiais e a reforma da quadra poliesportiva, que permitirá que os alunos se desenvolvam ainda mais e obtenham resultados ainda mais positivos em competições municipais e estaduais.

Além dos projetos esportivos, outras ações são realizadas no Pedro Adami, como o “Xadrez na Escola”, que há três anos ajuda os alunos a desenvolver habilidades como atenção, concentração e planejamento:

- O projeto "Jogando Xadrez ao pé da serra", implantado na escola desde 2008 sob o comando do professor Cleiton Hardoim Franco, está inserido em nosso Plano de Desenvolvimento da escola (PDE). Temos alcançado os objetivos tanto na área pedagógica quanto na comportamental. Como resultado, já recebemos premiações nos campeonatos municipais e Jogos Escolares (Femact).

Mas outros projetos também estão sendo preparados para se juntarem aos que já são desenvolvidos no Pedro Adami atualmente e a diretor faz muitos planos para o futuro do Colégio Pedro Adami: “Nunca podemos nos dar por satisfeitos e sim procurar melhorar cada vez mais”, finalizou Mary Lice Petrilo.