Coleta do caramujo africano está reativada

03/03/2005 18:15:43 - Jornalista:

A secretaria municipal de Meio Ambiente reativou há cerca de duas semanas a coleta do caramujo africano (Achatina fulica). A população pode ter acesso ao serviço através dos telefones 2759-2158 e 2762-4802. A prioridade da coleta é para as escolas, creches e logradouros públicos. Na medida do possível, e de acordo com a urgência as solicitações dos moradores também estão sendo atendidas pela equipe da Secretaria.

Nas visitas às residências, os agentes ambientais também orientam os moradores quanto ao procedimento correto da coleta. Em primeiro lugar, é recomendado o uso de luvas para evitar o contato direto com o caramujo. Para matar o animal, deve-se colocar sal sobre as lesmas e, em seguida, quebrar as conchas dentro de sacolas plásticas, que serão levadas pelos agentes para serem queimadas no aterro de inertes, localizado no Imburo.

Desde o ano passado, a secretaria de Meio Ambiente vem atuando na coleta do caramujo africano. O controle da infestação, entretanto, depende do envolvimento de toda a população, uma vez que o molusco está em quase todos os bairros da cidade. “É preciso que os moradores façam inspeções constantes em seus quintais, mantendo-os sempre livres do acúmulo de folhas ou de objetos que possam servir de tocas. As árvores também devem ser observadas porque esse tipo caramujo costuma se esconder nos galhos mais altos”, explica a bióloga da Semma, Érica Steagal, Em breve, a Secretaria irá lançar uma grande campanha na cidade, com o objetivo de buscar um envolvimento maior da população no processo de coleta e controle da infestação.