logo

Coleta Seletiva: prefeitura pretende ampliar projeto

05/03/2013 15:57:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Objetivo é ampliar a coleta seletiva de resíduos sólidos

A Prefeitura de Macaé pretende ampliar o projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos para locais de recebimento de material nos bairros Cavaleiros, Centro e Lagomar. Atualmente, só existe um polo receptor de lixo reciclável na Ajuda, no Ecoponto. E o material é recolhido nos bairros Mirante da Lagoa, Praia do Pecado e em 15 instituições de ensino.

A ampliação desse serviço para mais bairros e outras escolas é um dos projetos de sustentabilidade mais importantes da prefeitura. Enquanto isso, garrafas peti, papelão, vidro, alumínio e caixas de leite têm direcionamento certo em Macaé: o Ecoponto, na Ajuda.

Em janeiro de 2013, foram recolhidas quase sete toneladas de lixo seletivo na cidade, uma média de 460 quilos por dia. Quando chega no Ecoponto, o material é devidamente separado – há diversos tipos de papelão – por oito trabalhadores.

Depois disso, o Ecoponto envia as garrafas peti para uma empresa em Onório Gurgel, no Rio, onde o material é picotado e transformado em plástico novamente. Já as garrafas de vidro são levadas para a Ambev, também no Rio, recicladas e adaptadas para novas garrafas.

Por sua vez, o alumínio é transportado para uma metalúrgica na cidade de Saquarema para virar alumínio novamente. O papelão é separado, prensado e levado a uma empresa no Rio de Janeiro para ser reciclado e ser transformado em papelão de novo.

A coleta é feita da seguinte forma: terças e quintas-feiras na Praia do Pecado; quartas e sextas-feiras no Mirante da Lagoa; quinta-feira e sexta-feira, a prefeitura faz a coleta em 15 escolas municipais e particulares. Na quinta, a coleta também é feita no Ministério Público, que fica na Avenida Rui Barbosa 2200.