
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vem ampliando o serviço de coleta seletiva porta a porta. O programa começou pelos bairros Pecado, Barreto e Barramares e, gradualmente, foi expandido para Jardim Santo Antônio, Nova Macaé, Jardim Vitória, Aroeira, Jardim Pinheiro, São Jorge, Santana e Santa Mônica.
Agora, novos bairros entram no calendário: Jardim Franco e Franco Plaza (11/12 – quinta-feira) e São Marcos e Jardim Guanabara (15/12 – segunda-feira).
Dias de coleta por bairro
• Segunda-feira: São Marcos e Jardim Guanabara
• Terça-feira: Pecado
• Quarta-feira: Jardim Santo Antônio, Nova Macaé e Jardim Vitória
• Quinta-feira: Barreto, Barramares, Jardim Franco e Franco Plaza
• Sexta-feira: Aroeira, Jardim Pinheiro, São Jorge, Santana e Santa Mônica
Como participar
Os moradores devem separar os recicláveis — papel, plástico, vidro e metal — sempre limpos e secos, e colocar na porta de casa até às 8h da manhã no dia da coleta.
♻️ Use sacolas claras ou transparentes e caixas de papelão, que facilitam a identificação dos recicláveis pela equipe.
🚫 Evite sacolas pretas, pois remetem ao lixo comum;
📖 Confira a Cartilha da Coleta Seletiva
Ecopontos
Já vão começar a ser instalados os Ecopontos, que serão uma alternativa para os bairros que ainda não contam com o serviço porta a porta. Os pontos estarão localizados em: Centro (Praça Washington Luiz), Pecado (entrada do bairro), Parque Aeroporto (Praça da Ampra), Lagomar (após o terminal) e Córrego do Ouro (Praça principal).
Receptividade da população
Moradores têm demonstrado entusiasmo e engajamento com a iniciativa.
“Eu nunca tinha separado o lixo, mas agora estou animada. É bom saber que o material vai ser reaproveitado”, disse Dona Lúcia, moradora da Aroeira.
“A coleta seletiva ajuda a deixar o bairro mais limpo. É uma mudança que vale a pena.”
“Estamos ampliando a coleta seletiva porque acreditamos que Macaé pode ser referência em gestão de resíduos. Esse é um passo importante para transformar a relação da cidade com o lixo. Mas só teremos sucesso se cada morador participar. Quando todos colaboram, todos ganham: a cidade fica mais limpa, o meio ambiente agradece e construímos juntos um futuro melhor.”