Dando prosseguimento às celebrações voltadas ao Dia da Árvore, comemorado na última quarta-feira (21), os membros do grupo Escoteiro do Mar Macahé - 115º RJ participaram, no sábado (24), de uma ação organizada pelo Rotary Club Macaé de Cavaleiros. A ação contou com a participação de diversas entidades macaenses que enviaram crianças com idade entre 8 e 14 anos.
De acordo com o presidente Rotary Club de Macaé Cavaleiros, Phillipe Queiroz, a ação foi realizada em um sítio às margens da Rodovia BR-101, onde houve palestras com temas relacionados à preservação ambiental, atividades lúdicas, um lanche comunitário e também o plantio de mudas de árvores nativas.
- O Rotary Clube de Macaé Cavaleiros é uma organização que busca o trabalho e a inclusão social, e a questão ambiental é uma das nossas preocupações. Por isso, realizamos esta ação e convocamos diversas entidades para colaborar conosco. Uma destas entidades foi o Escoteiros, que também se preocupa com esta questão ambiental, afirmou Phillipe Queiroz.
Para Antonio Felipe Gonçalves, coordenador da União dos Escoteiros do Brasil - Norte Fluminense, a participação do evento do Rotary vem para fortalecer nos jovens escoteiros o sentimento de preservação ambiental e de integração social.
- Dentre estes escoteiros, no futuro, pode nascer engenheiros ambientais, biólogos, técnicos em Meio Ambiente ou somente cidadãos responsáveis com o futuro do nosso planeta. Ao plantarmos uma nova árvore ou aprendermos um pouco mais sobre preservação ambiental, estamos gerando novas vidas que ajudarão a conservar o ambiente em que vivemos, destacou Antonio Felipe.
A atividade do Rotary Club Macaé de Cavaleiros começou às 9h, e contou com o apoio da Secretaria Municipal do Ambiente que cedeu o ônibus para o transporte das crianças e da Subsecretaria de Agricultura que disponibilizou um engenheiro agrônomo para explicar como fazer o plantio das mudas e cuidar das mesmas.
Para quem quiser conhecer o Movimento Escoteiro, em especial o 11 5º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, pode acessar o site www.macahe.org.br ou www.guiadoescoteiro.org.br ou enviar um email para macahe@gmail.com.