logo

Com sucesso de público, II Jornada de Nutrição continua nesta quarta-feira

18/06/2013 16:52:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Ana Chaffin

Temas de interesse dos graduandos com foco no mercado de trabalho são destaque

Com público além da expectativa e auditório lotado, começou nessa terça-feira (18) a II Jornada de Nutrição do Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro de Macaé (UFRJ-Macaé). Quatro mesas redondas estiveram na programação do primeiro dia do evento. Nesta quarta-feira (19), das 9 horas às 12 horas, acontecem três oficinas na Cidade Universitária, que já estão com inscrições encerradas. A procura por vagas tanto por estudantes de graduação do curso de Nutrição da UFRJ-Macaé quanto por profissionais da área que atuam no município e região foi maior do que a esperada pelos coordenadores do curso, que abriram um terço a mais de vagas para atender aos interessados.

As oficinas oferecem trinta vagas e serão simultâneas. Foram destacados temas de interesse dos graduandos com foco no mercado de trabalho especialmente dos municípios que compõem a Bacia de Campos. São eles: “Ser nutricionista: Ideias para a construção da carreira”; “Terapia Nutricional enteral: Uma abordagem prática” e “Alimentação e suplementação em Nutrição no Esporte”.

Também os temas do primeiro dia de evento, que pela primeira vez foi realizado fora da Cidade Universitária e aconteceu em um hotel do Centro de Macaé, foram voltados para o mercado de trabalho. Entre os palestrantes convidados, além de docentes, estiveram a Coordenadora de equipe de segurança de alimentos da CIS Brasil, Gabriella Barcellos Almeida, que tratou da atuação do nutricionista em alimentação offshore, a Presidente da Associação dos Nutricionistas do Estado do Rio de Janeiro (Anerj), Lúcia Andrade, a presidente do Conselho Regional de Nutrição, Kátia Cardoso dos Santos, que tratou da regulamentação da atividade do nutricionista de alimentação, e Ricardo Gomes Mourão, nutricionista do Hospital da prefeitura de Macaé/HPM e da Secretaria de Educação, que tratou das necessidades energéticas no paciente critico.

A Presidente da Anerj, Lúcia Andrade, fez um histórico da criação da associação e da evolução da profissão de nutricionista no país e comentou a contribuição da Anerj para a Lei do Sistema Único de Saúde (SUS). Também dissertou sobre os campos de atuação do nutricionista, do clínico ao coletivo. Foram ressaltados a saúde coletiva e o direito do consumidor, a alimentação nas plataformas de extração de petróleo e gás e a alimentação escolar.

Uma das organizadoras do evento, Aline Mello, afirmou que a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem colaborado para a inserção do profissional no mercado de trabalho. Isso porque, através de vistorias, tem cobrado a supervisão de nutricionistas em restaurantes, entre outros segmentos da alimentação.

Campus Macaé - O curso de Nutrição da UFRJ-Macaé foi criado em 2009, inicialmente abrindo turmas semestrais de até vinte estudantes. Atualmente tem a possiblidade de abrir turmas semestrais de até quarenta alunos, já chegando neste semestre a 37. “Este ano o curso conta com 115 alunos e nove laboratórios específicos, estando dois deles em fase de implantação. Há ainda dois de uso interdisciplinar”, informou a coordenadora do Curso de Nutrição, Kelse Tibau de Albuquerque.

Segundo as coordenadoras da jornada, a região norte fluminense tem um perfil que explica o crescimento do curso, pelas plataformas de extração de petróleo e gás, pela ampla rede hoteleira e pelo polo gastronômico do bairro Cavaleiros. Isso associado ao crescimento da profissão em âmbito nacional. No quarto trimestre de 2012 já eram 87.501 profissionais inscritos nos conselhos regionais. Desses, 10.744 são inscritos no CRN do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O próximo projeto de extensão do curso acontecerá dos dias 9 a 16 de julho. A universidade oferecerá qualificação gratuita aos manipuladores de alimento do polo gastronômico dos Cavaleiros.