As ações de combate a dengue acontecem até a próxima sexta-feira (20) em diversos bairros da cidade. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Macaé, atuou hoje (16) no bairro do Lagomar. O trabalho começou na quinta-feira (12), em parceria com o Núcleo Municipal de Práticas Integrativas, e visa orientar a população para ajudar na eliminação das larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Os profissionais do Núcleo Municipal de Práticas Integrativas e a equipe do CCZ realizaram visitas domiciliares para a identificação e conscientização dos moradores. Distribuíram medicamento homeopático e material informativo para a população, com dicas de como evitar a doença.
De acordo com o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, no bairro do Lagomar existem depósitos de água em algumas residências, e em alguns casos, houve necessidade de aplicação de larvicidas, e a orientação para que mantenham os tonéis tampados. Também foi realizada pulverização com carro UBV (fumacê).
Rogério ressalta que para evitar uma epidemia da doença na cidade é necessário que cada um cuide de sua casa, eliminando desde uma tampinha de garrafa PET, onde pode juntar água suficiente para formar criadouro de mosquito, até uma piscina abandonada. “O índice de infestação de larvas do mosquito é baixo no Lagomar, devido ao trabalho de prevenção e orientação realizado pelos órgão da prefeitura. A previsão é que esse índice diminua ainda mais”, disse ele.
Dados do Ministério da Saúde apontam que dois terços dos casos são contraídos dentro das casas. A Secretaria de Saúde segue orientando a população para que todos façam a sua parte.
Postos para aplicação da homeopatia, das 9h às 16h.
17/04 (3ª feira) – Pq. Aeroporto
18/04 (4ª feira) – Nova Holanda
19/04 (5ª feira) – Malvinas
20/04 (6ª feira) – Calçadão