logo

Combate a dengue e ao câncer de pele são prioridades da Prefeitura

16/01/2013 19:06:00 - Jornalista: Mônica Torres

Com o verão, os cuidados com a exposição direta ao sol devem ser redobrados, bem como a atenção com os criadouros do mosquito da dengue. Os dias são ensolarados, com previsões de chuvas fortes ao cair da tarde e sol novamente forte no outro dia. Situações propícias às queimaduras na pele e à proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Assim, a Prefeitura de Macaé, de acordo com as orientações do prefeito Dr. Aluízio está intensificando as ações preventivas com relação a estes dois problemas de saúde pública. A Divisão de Educação em Saúde, vinculada a subsecretaria de Saúde Coletiva, da secretaria de Saúde, está articulando uma série de ações no município.

A Divisão, que atua principalmente com ações educativas e de forma lúdica, está com programação de atuações em unidades de saúde da cidade e praias, com o intuito de promover o esclarecimento e tirar dúvidas da população sobre o câncer de pele e a dengue.

Às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, uma equipe de educadores em saúde, se mobiliza para entregar folhetos e protetores solares na Praia dos Cavaleiros. Esta quinta-feira (17) o Grupo de Teatro Arte em Saúde Gutas estará, pela manhã, no Centro de Saúde Jorge Caldas, no Centro.

E, a tarde, um outro grupo da Divisão de Educação em Saúde, composto por um assistente social e um educador em saúde, estará na Unidade de Emergência Pediátrica (UEP), também no centro, distribuindo folhetos e sachês de protetor solar e conversando sobre prevenção.

Câncer de pele - Usar protetor solar diariamente e examinar a pele regularmente, observando o surgimento de manchas ou pintas, são alguns cuidados básicos na prevenção. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Ela se encontra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial. Além da radiação solar, outros fatores como raios X e algumas substâncias químicas podem levar ao câncer de pele.

Como reconhecer possíveis sinais precoces:
• Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.
• Uma “pinta”preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho.
• Uma “mancha” ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Como prevenir:
• Examinando sua pele regularmente e reconhecendo os sinais precoces de tumor.
• Protegendo-se dos raios solares por meio do uso de roupas e filtros solares adequados. Não se esqueça que a radiação solar é mais intensa entre 10h e 15h.
• Evitando o bronzeamento artificial.

Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz em água limpa e parada. Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.

Dicas:
- Mantenha a caixa d’água, cisternas, poços e tambores sempre tampados.
- Retire folhas e galhos que possam impedir o escoamento da água pela calha.
- Não deixe que a água da chuva se acumule sobre a laje.
- Lave semanalmente com escova e sabão tanques utilizados para armazenar água.
- Encha de areia os pratinhos de vasos de plantas para evitar o acumulo de água.
- Guarde garrafas e baldes sempre de cabeça para baixo.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.
- Lave a vasilha de água dos animais, pelo menos uma vez por semana, com bucha e sabão.
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana.