Foto: Ana Chaffin
Agentes realizam trabalho de conscientização junto com combate ao mosquito da dengue e aplicação de veneno específico para roedores
A Prefeitura de Macaé está intensificando o combate ao mosquito da dengue e de roedores no bairro Lagomar ao longo dessa semana. As ações fazem parte das orientações do prefeito Dr. Aluízio, durante o lançamento do Plano Municipal de Combate à Dengue 2013, na segunda-feira (28), no Paço Municipal.
De acordo com informações do Centro de Controle de Zoonoses, 70 agentes estão espalhados pelo bairro realizando trabalho de conscientização e bloqueio (feito com a aplicação de larvicida). Haverá ainda passagem de carro fumacê, nesta quarta (30) e quinta-feira (31), a partir das 18h.
Na oportunidade, os agentes de endemias entregam folhetos informativos para divulgar a melhor forma dos moradores cuidarem do seu quintal. A intensificação das ações foi realizada baseada nas estatísticas do CCZ, em que, até momento, seis casos de dengue foram notificados e um confirmado.
Uma das dificuldades que os agentes enfrentam são as residências fechadas e, para resolver esse problema, os trabalhos serão realizados também no domingo (3). O governo municipal está distribuindo ainda telas de proteção para caixas d´água que se encontram abertas.
A dona de casa Fabiana Frederico da Silva, conta que está preocupada com a situação de focos de mosquito aedes aegypti no local. Moradora do Lagomar há 15 anos, ela revela que a família já foi vítima da dengue, por isso, acha importante o trabalho de conscientização da equipe do Centro de Controle de Zoonoses.
Combate aos roedores - Além do trabalho de combate ao mosquito da dengue, os agentes de endemias também atuam com o objetivo de realizar a inspeção em casas e empresas, para verificar possíveis áreas de infestação de roedores, aplicando inclusive veneno específico para combater o roedor.
Próximo mutirão - Obedecendo ao cronograma traçado no Plano Municipal de Combate à Dengue, o próximo mutirão será realizado no bairro Cajueiros, onde também foi constatado notificações de casos do mosquito da dengue. A data que será divulgada em breve.
O Centro de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone de atendimento para informações, denúncias e solicitações é o 2772-6461.