logo

Combate à dengue: prefeito lança campanha na segunda-feira

25/01/2013 21:51:00 - Jornalista: Equipe Secom

prefeito de Macaé, Dr. Aluízio lança na próxima segunda-feira (28) às 11h no auditório do Paço Municipal a campanha de combate à dengue 2013. Com o tema “Não dê chance para dengue” a iniciativa busca intensificar ainda mais o combate e controle da doença no município.

O tema visa alertar a população sobre o período mais crítico da doença, em que aumenta a infestação do Aedes aegypti e, consequentemente, o número de casos da doença. Na oportunidade será apresentado o plano municipal de combate e o de contingência no controle da dengue. O plano de contingência tem por objetivo criar de estratégias para conter e minimizar os efeitos de uma possível epidemia atuando de forma ampliada e intersetorial.


Em Macaé, a prefeitura atuará em quatro eixos principais, entre eles sistematizar as ações de atendimento ao paciente, combate ao vetor, vigilância dos casos notificados, educação, saúde e mobilização social. A proposta do plano de contingência é trabalhar com base nas Diretrizes Nacionais para Prevenção no Controle da Dengue, levando-se em consideração a classificação de risco para prioridade no atendimento.

No encontro, que contará com a presença de representantes de diversas pastas do governo municipal e de profissionais de saúde, será apresentado ainda o panorama da dengue no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, além da preocupação do surgimento do vírus tipo 4. As ações específicas de educação e saúde com treinamento dos profissionais de saúde, distribuição de cartilhas de manejo que constam o protocolo para atendimento de pacientes com dengue, atividades realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também serão expostas. Além disso, o encontro tratará da criação da sala de situação da dengue que será permanente para o monitoramento constante das epidemias e endemias do município.

Campanha contará com ação integrada

A participação dos médicos e demais profissionais de saúde é primordial para a qualidade da coleta dos dados, o trabalho de educação da comunidade é importante para chamar a corresponsabilidade da população nesta luta. Outra proposta do plano de contingência é a implementação do projeto de mobilização da sociedade e iniciativas complementares de educação em saúde com a realização de concursos de redação, poesia, música em parceria com a secretaria de Educação, utilização de gotas homeopáticas e ações conjuntas com a coordenação de vigilância sanitária.