Combate ao Aedes: Imboassica recebe ações

17/04/2024 12:56:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Os agentes fizeram visitas domiciliares

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde (Cevas), segue firme no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta quarta-feira (17), os agentes de combate às endemias intensificaram suas ações no bairro Imboassica.

Os agentes de endemias realizaram visitas domiciliares, orientaram os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito, além de identificar, eliminar e tratar possíveis focos do mosquito.

A dona de casa Joice Silva elogiou a atuação dos agentes e a importância do trabalho nas residências.



“É sempre bom receber os agentes aqui, eles acabam tirando algumas dúvidas e têm um olhar mais criterioso para detectar um possível local de foco do mosquito”, disse.




O supervisor da Cevas, Márcio Santos, que acompanhou a ação, pontuou que o objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre os perigos da doença e mostrar que a colaboração de todos, com simples medidas, podem evitar a proliferação do mosquito.



“Além do combate ao aedes, estamos atendendo as solicitações de controle de roedores e caramujo e cadastro para castração de cães e gatos”, falou.




O mutirão segue nesta quinta-feira (18), no Aterrado do Imburo. Serão realizadas ações de campo, com visitas domiciliares e conscientização da comunidade sobre a importância de manter os quintais e áreas comuns livres de objetos que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti.

Já na sexta-feira (19), o mutirão vai alcançar a Estrada do Dique e Virgem Santa, com ações de limpeza e orientação aos moradores sobre as medidas preventivas contra a dengue.

A equipe da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde realizará ainda o trabalho de pulverização com carro fumacê, sempre às 5h e 18h. A ação acontece na quinta nos bairros Aterrado do Imburo e Jardim Franco. Serão adotadas medidas preventivas para reduzir a presença do Aedes aegypti nessas áreas.

Encerrando a semana, na sexta-feira (19), as ações do fumacê serão direcionadas para Nova Holanda e Virgem Santa. Nessas localidades, a pulverização do inseticida terá como objetivo atingir áreas de maior concentração de mosquitos, contribuindo para a redução do risco de transmissão das doenças.

Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, nº 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


Fotos Relacionadas