logo

Combate ao mosquito continua em ações da vigilância ambiental

17/10/2025 13:19:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com as temperaturas mais elevadas e as chuvas recorrentes, os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, na cidade, a Secretaria de Saúde de Macaé por meio da Gerência de Vigilância Ambiental intensificará suas ações de combate.

A atuação das equipes da Gerência de Vigilância Ambiental conta com inspeções em imóveis, uso de larvicida para eliminar as larvas, coleta de amostras e análise em laboratório, mutirões intersetoriais e educação em saúde em locais públicos e privados.

Ao longo da semana os agentes de endemias percorrerão os bairros realizando a vistoria nos imóveis residenciais e comerciais e terrenos baldios, eliminando e tratando os depósitos, e orientando os moradores sobre a importância de manter estes locais limpos e livres de recipientes que possam acumular água parada. A pulverização com carro fumacê acontece na terça-feira (21), no bairro Pecado às 5h.

As ações incluem também visitas em pontos estratégicos como empresas, borracharias, ferros velhos e órgãos públicos. A equipe estará entre os dias 20 e 24 nos bairros Lagomar, Engenho da Praia, Botafogo, Barra de Macaé e Cabiúnas. Já a atualização do reconhecimento geográfico se concentrará no Centro e na Virgem Santa.

Ainda será feito um trabalho específico para o controle de roedores em diversos bairros entre os dias 20 e 24 de outubro, visando minimizar os riscos que a presença desse animal pode trazer para a saúde dos moradores. Os bairros serão os seguintes: Aroeira (20/10); Imbetiba/Cajueiros (21/10); Malvinas (22/10); Nova Holanda (23/10); e na sexta-feira (24), em órgãos públicos.

Nos dias entre 20 e 24 de outubro, será feito o controle do mosquito Culex, popularmente conhecido como pernilongo, em duas regiões da cidade: Canal Campos Macaé, Canal Ajuda de Baixo. Será realizado tratamento com inseticida biológico.

Educação em Saúde
Dentro da proposta de sensibilizar estudantes, professores e profissionais da área de educação, a equipe de Educação em Saúde estará no dia 23, no Colégio Municipal Amil Tanos. O objetivo é envolver os estudantes para serem multiplicadores de conhecimento na comunidade, promovendo a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e a adoção de medidas de prevenção.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


Fotos Relacionadas